Notícias

Novo presidente da SPA agrada empresas do setor, diz deputada da Frente do Porto de Santos (SP)

Agência Infra
 
 
A efetivação de Fernando Biral como presidente da SPA (Santos Port Authority) agrada o empresariado do setor. Foi o que afirmou, nesta segunda-feira (4), a presidente da Frente Parlamentar Mista para o Futuro do Porto de Santos, deputada Rosana Vaile (PSB-SP). 
 
"A indicação de Biral não é política. É uma indicação técnica. Antes mesmo da nomeação, eu conversei com o ministro [Tarcísio de Freitas], e ele me garantiu que o Biral ia ficar. Ele vai manter a proposta anunciada pelo governo de gestão técnica no porto", disse Valle à Agência iNFRA. 
 
Segundo a parlamentar, com a saída de Casemiro Tércio da presidência, as empresas que operam no porto ficaram apreensivas. A maior insegurança sena a entrada de alguém que pudesse prejudicar o crescimento e funcionamento da SPA. "Estávamos preocupados porque o porto já teve muitos presidentes que não sabiam nem onde ficava o porão do navio, ou que estavam envolvidos em corrupção e até foram presos", comentou. 
 
Na segunda-feira (4) também se confirmou a saída por motivos pessoais da diretora de lnfraestrutura da companhia, a engenheira Jennyfer Tsai, antecipada pela Agência iNFRA. O engenheiro naval Bruno Stupello, que ocupava a diretoria de Novos Negócios, ocupará o cargo. 
 
A preocupação da deputada teve fundamento. Antes de efetivar o novo presidente da SPA, surgiram ruídos de que o governo estaria conversando com partidos do centrão para que um indicado do bloco assumisse o cargo de presidente do porto. 
 
Tanto o Partido Liberal quanto o Solidariedade foram cogitados como possíveis padrinhos da indicação do novo presidente da autoridade portuária. Em 27 de abril, o presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva (SP) - também conhecido como Paulinho da Força -, chegou a afirmar que negou uma proposta feita pelo governo de assumir a direção do Porto de Santos. 
 
Esses partidos também se movimentaram para escolher novos diretores para o DNIT Subscribe Past Issues Transiate ' RSS Santos Filho, nem em outros cargos para substituir diretores que foram preencher vagas na estatal Valec. 
 
Os cargos vagos devem ser preenchidos por técnicos do próprio órgão. Plano de diretrizes Para Vaile, a manutenção de Biral no cargo é importante no sentido de dar continuidade ao PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento) do Porto de Santos que muda a forma de concessão dos terminais. 
 
Ele dará continuidade ao PDZ e isso é muito importante para a Santos Port Authority", explicou. Apesar de comemorar a continuidade do PDZ, a presidente da Frente Parlamentar afirmou que algumas alterações deverão ser feitas. 
 
Dentre elas está a questão do uso de cais públicos, que não estão previstos no texto. Nos próximos dias, um ofício deverá ser enviado pela deputada para tratar do assunto. "Estou fazendo um ofício pedindo mais explicações do Mínfra sobre o PDZ porque trabalhadores e empresários têm alguns questionamentos. Algumas empresas não têm cais arrendado e, se não me engano. cinco ou seis empresas movimentam em cais público. Esse PDZ não está contemplando esse espaço para empresas menores que operam no porto", completou. 
 
MP 945 
 
Continua sem previsão a análise da MP (Medida Provisória) 945/20 - que dispõe sobre o setor portuário e sobre a cessão de pátios sob administração militar durante o período da pandemia do coronavírus. Segundo lideranças, outras pautas de enfrentamento ao coronavírus colocam-se como mais urgentes.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe