Notícias

Navio de carga é colocado em quarentena no Porto de Santos por conta da Covid-19

Fonte: G1 Santos
 
Embarcação teve dois tripulantes confirmados com a doença. Esse é o 5º navio a passar pelo procedimento desde o início da pandemia.
 
Mais uma embarcação entrou em quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, por conta da pandemia do novo coronavírus. O navio de carga Bárbara teve dois tripulantes confirmados com Covid-19 e ficará isolado no cais santista até 15 de maio. Esse é o quinto navio a passar pelo procedimento desde o início da pandemia.
 
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na sexta-feira (1º), o órgão foi notificado de que o navio havia solicitado atendimento médico. Os técnicos da agência realizaram inspeção a bordo e um tripulante doente (com dores de cabeça e estado de prostração) teve resultado negativo para Covid-19. Porém, outros dois, sem sintomas, tiveram resultado positivo nos testes rápidos.
 
A Anvisa, então, suspendeu a autorização para o navio operar no Porto de Santos e manteve apenas a permissão para o atracamento da embarcação. A agência também emitiu orientação para o uso de equipamento de proteção individual a qualquer pessoa que realize funções a bordo.
 
O navio está em quarentena, mas vai permanecer atracado no cais santista, já que a empresa solicitou a contraprova dos exames para os tripulantes com Covid-19.
 
Outros navios
 
O navio graneleiro Saldanha foi liberado da quarentena após 14 dias do diagnóstico de um caso a bordo. Durante esse período, nenhuma outra suspeita de Covid-19 foi registrada na embarcação.
 
O navio de cruzeiros MSC Seaview está em quarentena até 14 de maio. Dez tripulantes foram confirmados com Covid-19 em testes rápidos aplicados pela própria operadora. A empresa responsável vai aplicar exames do tipo PCR em toda a tripulação, mais precisos em relação à capacidade de diagnóstico. Ao todo, são 615 tripulantes a bordo, todos em isolamento, em cabines com varanda.
 
O MSC Musica está em quarentena até 4 de maio, com 296 tripulantes a bordo. Foi colocado em isolamento porque um tripulante testou positivo para Covid-19 após internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. O teste positivo foi realizado antes de o tripulante ter alta. O tripulante é indiano e tem 32 anos. Não há outras suspeitas da doença no navio.
 
O navio de cruzeiros Costa Fascinosa já está liberado da quarentena desde 27 de abril. A empresa responsável está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão sobre desembarques ou sobre deixar o porto é da empresa marítima.
 
Na quinta-feira (30), 17 tripulantes desembarcam para retorno aos seus países de origem: seis italianos, um espanhol e dez indonésios.
 
Também desembarcaram do Costa Fascinosa 75 tripulantes brasileiros (05/04); 227 tripulantes filipinos, que deixaram a embarcação para retorno ao seu país por voo fretado (11/04); 32 tripulantes, sendo cinco com destino à Europa e 27 com destino às Filipinas (28/04); e 13 tripulantes italianos e portugueses (02/05).
 
A empresa é responsável pela logística do transporte e voos dos tripulantes. Os tripulantes devem desembarcar e seguir em transporte próprio direto para o aeroporto.
 
O Costa Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Dois dias depois, foi colocado em quarentena. Dez pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência no dia 4 de abril. Ao todo, 30 tripulantes testaram positivo para Covid-19, 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros dez foram os que desembarcaram e também testaram positivo. Desses, três vierem a óbito.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe