Notícias

Navio cumprirá quarentena no Porto de Santos após tripulante testar positivo para Covid-19

Fonte: G1 Santos
 
Tripulante, um indiano de 32 anos, desembarcou para receber atendimento para um quadro de anemia e testou positivo para o coronavírus antes de receber alta médica.
 
O navio MSC Musica, atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi posto em quarentena pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (29) após um tripulante ser diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19). Ainda não foi determinado como o tripulante contraiu o vírus. Segundo a companhia, o navio não têm passageiros à bordo, já que todos desembarcaram no dia 17 de março.
 
A Anvisa divulgou nesta quarta-feira que o paciente, um indiano de 32 anos, desembarcou no dia 20 de abril para um atendimento de emergência após apresentar sintomas de anemia. Na ocasião, ele passou por um teste rápido para a presença novo coronavírus, o qual deu negativo.
 
No entanto, novos testes para a doença foram realizados para que o paciente pudesse receber alta médica e, desta vez, recebeu o diagnóstico positivo para a Covid-19. Segundo a agência, ainda não foi determinado se o tripulante contraiu o vírus na embarcação ou durante o atendimento médico para anemia.
 
Por conta do diagnóstico, a Anvisa colocou o MSC Musica em quarentena por 14 dias a partir da data do desembarque do tripulante. Portanto, a embarcação estará liberada a partir da próxima segunda-feira (4).
 
Em nota, a MSC confirma o diagnóstico positivo do tripulante e aponta que ele não apresenta sintomas da Covid-19. A empresa aponta que trabalha em estreita colaboração com a Anvisa e seguirá todos os protocolos necessários.
 
Quarentena no Porto de Santos
 
O navio Costa Fascinosa também cumpriu quarentena no Porto de Santos após ter casos confirmados da Covid-19. A embarcação chegou na cidade com 764 tripulantes e iniciou a quarentena no dia 19 de março. Foram confirmados 30 casos a bordo e 10 tripulantes precisaram ser desembarcados do navio para atendimento emergencial. O último desembarque aconteceu no dia 4 de abril e foi o do médico que morreu no dia 16 deste mês. Outros dois tripulantes morreram por coronavírus no hospital.
 
Três tripulantes seguem internados em um hospital de Santos e quatro foram liberados, entre eles um filipino que foi repatriado no dia 11 de abril. Os outros três que deixaram o hospital seguem para repatriação.
 
Nesta terça-feira (28), um primeiro grupo de quatro tripulantes desembarcou do navio durante a manhã, por volta das 11h. Os quatros tripulantes tem como destino o continente europeu, especificamente a França, Grã Bretanha, Espanha e Romênia.
 
O segundo grupo, composto por 28 pessoas sendo 27 indonésios e um italiano, deixou o navio durante a noite desta terça-feira. A expectativa é de que 230 pessoas saiam da embarcação nos próximos dias. A companhia informou ao G1 que todos os passageiros do navio foram desembarcados no dia 17 de março, data em que a Costa encerrou a temporada devido à pandemia.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe