Nova etapa de manobras em Itajaí com navios de até 350 metros estão previstas para maio

Fonte: Portos e Navios

No início de maio terá início a realização de novas manobras com navios de até 350 metros de comprimento por 48,5 metros de boca no complexo portuário de Itajaí (SC).

Assim como foram realizadas as 12 primeiras manobras especiais na primeira etapa, também se estudam mais 12 manobras de mesma categoria, ou seja: de acordo com os parâmetros operacionais deste tipo de navegação, serão seis manobras de saídas e seis manobras de entradas de ré no canal interno, com giros anteriores ou posteriores na área da nova bacia de evolução.

A Marinha também está considerando como manobras especiais as entradas e saídas sem giros, podendo chegar 24, sendo 12 entradas/saídas com giros e 12 entradas/saídas sem giros de navios.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14 metros. A primeira manobra especial foi realizada em 16 de janeiro.

Para a segunda etapa de manobras especiais, o procedimento de fechamento de canal de acesso aquaviário ao complexo Portuário de Itajaí será interrompido por intervalos que podem ser de duas até três horas de duração.