Notícias

Desemprego vai explodir no Brasil com coronavírus. A dúvida é o tamanho da bomba

Fonte: Valor Investe
 
O coronavírus virou de cabeça para baixo o quadro que se esperava para o mercado de trabalho. Mas há economistas mais e menos pessimistas
 
 
O mercado financeiro vem tentando, nas últimas semanas, calcular os impactos econômicos do novo coronavírus. As perspectivas para o crescimento global estão sendo revistas para baixo e o Brasil, que mal saiu da última recessão, está ameaçado de mergulhar novamente no campo do PIB (Produto Interno Bruto) negativo.
 
O Valor Investe te mostra aqui que as estimativas de crescimento de até 2,5% para este ano derreteram e agora já tem economistas prevendo queda de até 7,7% da economia brasileira.
 
Junto com o PIB, muitos empregos devem ser arrastados ladeira abaixo.
 
"O desemprego vai explodir. Nessa estrategia de isolamento geral as empresas não vão ter dinheiro para pagar salário, consequentemente vão ter que demitir seus trabalhadores", afirma José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos.
 
A taxa de desemprego vinha caindo lentamente nos últimos meses e chegou a 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe