Notícias

O que significa coronavírus para o transporte de contêineres?

Fonte: Portos e Navios
 
 
O impacto a curto prazo da crise da saúde do coronavírus é um forte golpe nos volumes globais de contêineres e ganhos com transportadoras, mas a Drewry espera que o impacto a médio prazo seja gerenciável, desde que a propagação do vírus seja contida.
 
As linhas de transporte de contêineres aprenderam da maneira mais difícil esperar o inesperado. Quer se trata de guerras comerciais, grandes bloqueios de portas ou novos vírus, lidar com interrupções tornou-se o novo normal. Como transportadores marítimas, são expostas agudamente a eventos fora de seu controle; há limites para o que podem fazer para mitigar o impacto.
 
Tabela 1: Situação do COVID-19 em números (conforme relatado às 10h CET 25 de fevereiro de 2020)
 
 
Até agora, o impacto do coronavírus (COVID-19) no transporte de contêineres tem sido praticamente suportável, mas quanto mais longo e disseminado o surto, mais danos ele causará. Um aumento em novos casos fora da China (veja a Figura 1), principalmente na Itália e no Irã, abalou a esperança de que tudo isso seja feito rapidamente.
 
Figura 1: Casos cumulativos de COVID-19
 
 
Embora seja preferível evitar as previsões do dia do juízo final ao estilo dos tablóides, tão pouco se sabe sobre o COVID-19 neste momento, além de ser altamente contagioso, parecer ter uma taxa de mortalidade muito mais alta que a gripe sazonal e ainda não ter vacina. Ninguém pode prever com confiança o desenrolar. As autoridades têm o desafio assustador de proteger a segurança pública sem prejudicar excessivamente a economia que, se ficar azeda, pode levar seus próprios riscos à saúde. O principal problema como está é um déficit de conhecimento que significa que os países não sabem qual deve ser a resposta apropriada.
 
Acerto de curto prazo
 
O transporte de contêineres não é tão exposto aos problemas de coronavírus quanto os setores de companhias aéreas ou de turismo, mas o impacto a curto prazo é muito aparente:
 
• As entrevistas da Drewry com os operadores portuários chineses indicam que os volumes caíram 20-40% nas três semanas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro.
 
• Taxas semelhantes de declínio foram relatadas por outras empresas, usando dados de rastreamento de embarcações.
 
• Portos não chineses ainda não relataram queda nos volumes de produção, mas isso se tornará visível nas próximas semanas, quando navios da Ásia não chegarem com contêineres da China.
 
• As transportadoras marítimas cancelaram cerca de 105 travessias nas rotas da Ásia para as regiões da América do Norte e Europa / Mediterrâneo em fevereiro.
 
• Uma queda de 30% no volume de contêineres na China (que representa 30% do total mundial) significa uma redução de 9% no volume global de contêineres, a princípio. Mas devemos esperar pelo menos dois meses no volume global dos portos.
 
O cancelamento de 105 travessias por mês representa um déficit de receita de aproximadamente US$ 1 bilhão (105 x 10.000 TEUs x US$ 1.000), dos quais uma parte será composta posteriormente por navios cheios e embarcações extras, mas os danos a curto prazo nos lucros das transportadoras são amplos.
 
Qual o proximo passo?
 
A incerteza sobre como essa história se desenvolverá significa que existem vários cenários possíveis para a economia global. O transporte de contêineres pode sofrer variações que variam de um cenário positivo, em que o mundo retome velocidade rapidamente com pouco efeito à frente, até o pior pesadelo — no caso de que haja fatalidade em massa e comprometimento da economia global.
 
Obviamente, a Drewry está no jogo da previsão e não tem escolha a não ser tomar uma posição para informar as previsões para o mercado de contêineres. Em nossa opinião, existem evidências históricas suficientes de surtos recentes como SARS, MERS e Ebola para sugerir que o COVID-19 pode ser contido rapidamente, ou pelo menos se tornar mais bem compreendido. E que, no balanço de probabilidades, o resultado não será devastador (veja a tabela abaixo).
 
Tabela 2: Cenários de impacto no transporte de contêineres da Drewry decorrentes do COVID-19
 
 
Os proprietários de carga e os armadores estão desesperados por uma rápida resolução que faça as fábricas chinesas retomarem a produção e começarem a produzir os bens e peças que lubrificam a cadeia de fornecimento global. É inevitável que a a movimentação sofra uma grande contração no primeiro trimestre do ano, mas a questão agora é se podemos esperar uma recuperação em forma de 'V' ainda este ano ou algo totalmente diferente?
 
Antes da recente escalada em casos fora da China, os analistas econômicos já estavam rebaixando as previsões de crescimento do PIB para cerca de 0,2 a 0,8 pontos. Por exemplo, a "Economist Intelligence Unit" (EIU), em uma apresentação na Web em 12 de fevereiro, anunciou que estava rebaixando sua perspectiva básica da China de 5,9% para 5,4%, o que inclui uma forte recuperação no segundo trimestre, já que se espera que o governo chinês desencadeie um grande programa de estímulo fiscal para impulsionar a economia.
 
No entanto, a história em rápida evolução significa que as previsões econômicas e comerciais serão superadas rapidamente e precisarão ser recalibradas. Portanto, talvez seja mais informativo pensar em termos de cenários para obter uma ideia ampla dos possíveis resultados. Com isso em mente, a Drewry apresenta aqui três cenários possíveis e o provável impacto no transporte de contêineres, com nossa previsão de linha de base atual sendo o Cenário B:
 
Cenário A (otimista)
 
Essa era a nossa previsão base original até muito recentemente, mas a súbita disseminação do COVID-19 fora da China nos fez repensar e adotar uma posição menos otimista. Continua sendo um cenário possível, porque o aumento de novos casos fora da China pode ser um ponto estatístico, embora isso seja dito mais na esperança do que na expectativa. Há também uma chance de que o COVID-19 seja contido assim que o tempo ficar mais quente da mesma maneira que a gripe sazonal.
 
Mesmo neste cenário mais otimista, é difícil vislumbrar como o mercado de contêineres possa sair completamente ileso. Embora todos os portos chineses, além de Wuhan, tenham permanecido abertos, eles não estão operando em plena capacidade, com falta de pessoal decorrente de restrições de viagens e medidas de quarentena. As paralisações prolongadas das fábricas também limitaram o movimento de cargas destinadas a esses portos e, quando os dados mensais da taxa de movimentação forem finalmente liberados, haverá um déficit significativo.
 
Mesmo admitindo o pacote de estímulo esperado do governo chinês, que deve aumentar o tráfego de contêineres a partir do segundo trimestre, as medidas podem não ser suficientes para que seja recuperado todo o terreno perdido a partir do primeiro trimestre. E esperaríamos indicar um ligeiro rebaixamento para a taxa de movimentação anual anual de aproximadamente 3% feitos em dezembro.
 
No entanto, as taxas de frete ex-China provavelmente subirão inicialmente quando a demanda de carga retornar.
 
Figura 2: Travessias canceladas no comércio de contêineres na Ásia-Norte da Europa
 
 
Somente na rota Ásia-Norte da Europa, houve 32 travessias canceladas em fevereiro de 2020, contra 12 em fevereiro de 2019, de acordo com o novo Rastreador de travessias canceladas no "Sea & Air Shipper Insight" da Drewry.
 
Navios extras provavelmente serão necessários para lidar com a carteira de pedidos em atraso, mas o mercado pode não ter muita capacidade disponível, devido ao fato de que as paradas nos estaleiros chineses atrasarão algumas entregas de novas construções. Além disso, os armadores desejam concluir as obras de instalação de scrubbers que não puderam ser feitas durante o período de quarentena. Qualquer falta de capacidade disponível quando a demanda de carga se reafirma dará um impulso extra às taxas de frete.
 
Qualquer que seja o resultado, o COVID-19 expôs a fragilidade das cadeias de suprimentos globais, que são excessivamente dependentes de uma única fonte de fabricação. Suspeitamos que os remetentes procurarão ampliar suas opções de fornecimento como uma forma de seguro.
 
Cenário B (linha de base da Drewry)
 
Parte de nossa lógica para a escolha de nossa previsão de linha de base é que a taxa diária de casos confirmados parece estar diminuindo na China, o que sugere que a abordagem de quarentena está funcionando. Isso aumenta a probabilidade de retomada da atividade econômica normal na China antes do segundo trimestre, mas, à medida que mais casos surgem em seus parceiros comerciais, o problema pode estar mudando de uma extremidade da cadeia de suprimentos para a outra, especialmente se o COVID-19 se instalar nos principais centros de consumo da Europa e América do Norte.
 
Alguns países estarão mais bem preparados do que outros para lidar com um surto, mas, à medida que o vírus se aproxima das cidades ocidentais, o nível de medo aumenta naturalmente e a confiança do consumidor é afetada. Resta ver se outras nações seguirão a liderança da China, introduzindo medidas estritas de quarentena (a Itália já possui em alguns locais) que podem levar a bloqueios semelhantes da cadeia de suprimentos.
 
Se o vírus realmente estiver se movendo para além da China, parece provável que as previsões econômicas tenham que ser reduzidas novamente, a gravidade sendo ditada pela extensão do surto e pela capacidade dos países afetados de contê-lo.
 
Quanto mais tempo eles conseguirem mantê-lo afastado, mais se ganhará tempo para encontrar uma resposta das instituições ligadas à Organização Mundial da Saúde (OMS), que no ano passado começaram a pesquisar patógenos inesperados que poderiam causar emergências na saúde pública, a chamada "Doença X". Após outros surtos recentes, hoje em dia existe uma colaboração muito maior que deve acelerar a criação da vacina, embora os especialistas alertem que levará meses para que uma seja clinicamente comprovada.
 
Quanto mais difundida e prolongada a situação, menor a probabilidade de o mercado de contêineres ser capaz de registrar crescimento este ano, enquanto uma economia global enfraquecida reteria uma demanda menos reprimida, contribuindo para uma recuperação mais suave em 2021.
 
Nesse cenário, as transportadoras teriam pouca opção a não ser estender seus planos de redução de capacidade e, no extremo desse resultado, considerar medidas adicionais, como ociosidade e demolições mais pesadas, além de mais navegações em branco. Anteciparíamos que as tarifas de frete não se beneficiariam da bonança do rush de carga do Cenário A e, em vez disso, continuarão a tendência de queda até que a situação melhore, colocando pressão significativa nos ganhos da transportadora.
 
Cenário C (negativo)
 
Enquanto a tendência de desaceleração dos casos na China sustenta nossa previsão inicial, hesitamos em aceitar completamente as estatísticas oficiais chinesas pelo valor nominal, uma vez que são amplamente contestadas por alguns especialistas que afirmam que o número de casos pode ser 10 vezes maior. Estamos em um ponto crítico agora que o país está lentamente voltando ao trabalho. Nesse cenário de desastre, os casos aumentam quando as pessoas começam a se reunir e viajar mais livremente, mais uma vez, levando a um rápido retorno à política de quarentena e a mais interrupções na produção.
 
Se isso fosse combinado com uma disseminação significativa do vírus fora da China, os fluxos comerciais seriam sufocados tanto na produção quanto no consumo, com pouca oportunidade para planos de contingência.
 
É um cenário de pesadelo que preferimos não considerar e, embora pensemos que é a menos provável das três opções apresentadas, ela não pode ser completamente descartada devido à natureza desconhecida do vírus.
 
Muito provavelmente aconteceria uma recessão econômica global com potencial para reduzir significativamente os fluxos de contêineres. Nesse cenário, prevemos uma desaceleração prolongada das tarifas de frete e um risco elevado de falência de transportadoras. Para evitar essa perspectiva, os transportadores seriam forçados a revisar o manual do colapso financeiro de uma década anterior e empreender a retirada da capacidade em larga escala na forma de marcha lenta e demolição em massa.
 
A visão da Drewry
 
O mercado de contêineres parece sofrer como consequência do COVID-19, mas atualmente há muita incerteza para prever com segurança o resultado. Esperamos que em breve seja adquirido mais conhecimento que permitirá aos países trilhar um caminho que proteja a saúde pública e a economia.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe