Notícias

Desemprego de longo prazo caiu no 4º tri de 2019

Fonte: Valor Econômico
 
O desemprego de longa duração, uma dos piores legados da crise no mercado de trabalho, começou a ceder no país. O país tinha 4,56 milhões de pessoas em busca de emprego havia um ano ou mais no quatro trimestre de 2019, um número elevado, mas 8,6% abaixo do registrado em igual período de 2018.
 
O desemprego de longa duração é definido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como pessoas que procuraram emprego continuamente por pelo menos um ano.
 
Dados divulgados na sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) mostram que a melhora foi maior entre as pessoas que procuravam por uma vaga entre um e dois anos: esse contingente era de 1,65 milhão no quarto trimestre, 12% abaixo do mesmo período do ano anterior. Entre pessoas que procuravam vaga havia dois anos ou mais, esse contingente somava 2,91 milhões de pessoas, baixa de 6,5% frente ao mesmo período de 2018. “Essa melhora tem a ver com a melhora da ocupação” , disse Adriana Beringuy, técnica do IBGE. Os números, porém, ainda são elevados, e mostram a demora na recuperação do mercado de trabalho.
 
A recessão terminou no quarto trimestre de 2016, e o número de pessoas à procura de um emprego superava os 4,5 milhões no quarto trimestre do ano passado. Além do problema em si, trabalhadores que ficam tanto tempo afastados enfrentam mais dificuldades para voltar ao mercado de trabalho. Existe o risco de ficarem desatualizados, num cenário marcado por grandes mudanças tecnológicas. No quarto trimestre de 2013, quando o mercado de trabalho ainda se mostrava aquecido, o total de pessoas que procuravam emprego havia mais de um ano era de 2,1 milhões. Os que procuravam há mais de dois anos eram 1,13 milhão.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe