Notícias

Sindicato cobra e novela sobre o desbloqueio do FGTS chega ao fim

Fonte: AssCom Sindaport / DCG



Os funcionários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) que estão aposentados e continuam na ativa foram surpreendidos no decorrer do mês de outubro ao se dirigirem às agencias da Caixa Econômica Federal (CEF) para sacarem os valores relativos ao depósito do FGTS.
 
Habituados ao saque entre os dias 15 e 16 de cada mês, mediante a disponibilização do numerário nas contas bancárias, vários companheiros foram pegos de surpresa e saíram do banco estatal com as mãos abanando diante da impossibilidade.
 
Inconformados com o impedimento, os trabalhadores associados rapidamente acionaram a direção do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) requerendo a intervenção da entidade junto à Codesp e instituição bancária.
 
De imediato, diretores do Sindicato acionaram a gerência da CEF. "Fomos informados que em virtude de um pagamento efetuado equivocadamente à maior pela Codesp, no mês de novembro de 2018, o gestor de contas do FGTS no banco precisou bloquear todas as contas dos funcionários aposentados da Codesp que seguem na ativa, o que é um absurdo", afirmou o primeiro-tesoureiro do Sindaport, Luis Carlos dos Santos.
 
A Codesp também foi procurada. "Da mesma forma cobramos explicações junto a Codesp e soubemos dos responsáveis que os depósitos foram efetuados normalmente e dentro do prazo, disse o dirigente sindical. O que não é justo e não pode acontecer são trabalhadores que nada fizeram de errado arcarem com prejuízos decorrentes das falhas da empregadora e do banco responsável pela gestão do FGTS", reclamou o dirigente sindical.
 
De acordo com Luis Carlos, o equívoco acabou gerando polêmica nos corredores da estatal portuária que administra o Porto de Santos e causando sérios transtornos aos colaboradores aposentados que continuam na labuta. "Uma gerente da Caixa chegou a me dizer que os trabalhadores precisariam comparecer nas suas respectivas agências, portando RG, carteira de trabalho e a carta de concessão da aposentadoria, objetivando um novo cadastramento para que os valores pudessem ser liberados, com o que não concordamos."
 
Para o Sindaport, toda a polêmica poderia ser evitada caso a Codesp, única e exclusiva responsável pelo equívoco cometido no ano passado, tivesse emitido um comunicado aos seus empregados prestando os devidos esclarecimentos, bem como orientando-os na adoção dos procedimentos em razão do desacerto.
 
Após as cobranças e gestões feitas pelas lideranças sindicais, na tarde desta quinta-feira (24) a Autoridade Portuária de Santos anunciou na sua intranet o desbloqueio dos depósitos:
 
"Após entendimentos da SUGEP - Superintendência e Gestão de Pessoas - com a Superintendência da CEF, informamos que o desbloqueio do valor referente ao depósito do FGTS será efetuado gradativamente a partir desta sexta-feira (25/10), estando totalmente regularizado na segunda-feira (28/10), possibilitando o saque aos empregados aposentados que estão com a conta vinculada bloqueada."
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe