Desestatização da Codesa começa a ser discutida na Assembleia Legislativa do ES

Fonte: ES Hoje

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, recebeu nesta segunda-feira (14), o diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Júlio Castiglioni, para iniciar os debates, no âmbito do Poder Legislativo, sobre a desestatização da estatal portuária capixaba. A Codesa é a primeira companhia que o Governo Federal quer repassar à iniciativa privada.

Com a reunião, Musso pretende garantir o debate amplo e transparente desse processo visando atrair mais investimentos para o Espírito Santo. “Com esse debate, queremos trazer ainda mais competitividade e investimentos para o Estado. Mas para isso, precisamos debater com a sociedade, com o Governo Estadual, com a bancada federal capixaba e com o Governo do Estado. O processo de modelagem precisa ser estudado, exaurido, para trazer mais desenvolvimento para nosso povo”, disse o presidente.

Já Castiglioni disse que um programa grandioso como o de desestatização dos portos brasileiros não se faz sem o diálogo com a sociedade, representada pelos deputados estaduais. “Vamos conversar com toda a comunidade portuária, e com a sociedade capixaba, representada aqui pelos deputados. O trabalho técnico só consegue ser levado efeito se comunicar bem com o plano político e temos contado com o apoio da Assembleia Legislativa para podermos receber os apontamentos do setor produtivo e com isso aperfeiçoar nosso modelo de desestatização”, falou.

Participaram da reunião o vice-presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, que também é presidente da Comissão de Infraestrutura, o diretor-geral da Casa, Roberto Carneiro, além de representantes do Ministério da Economia, BNDES e consultores de um consórcio contratado para a modelagem dos estudos.