Notícias

No Rio, trabalhadores dos Correios fazem velório simbólico de Bolsonaro

Fonte: Brasil de Fato
 
Funcionários da estatal em todo Brasil suspendem paralisação, mas mantêm "estado de greve" até julgamento do dissídio
 
Os trabalhadores dos Correios fizeram um protesto bem-humorado na frente da sede da estatal, no Rio de Janeiro, contra a privatização da empresa. Durante o ato na noite desta terça-feira (17) eles promoveram um velório simbólico do presidente Jair Bolsonaro (PSL), com direito a caixão, velas, coroa de flores e até uma foto do personagem Johnny Bravo, com quem Bolsonaro diz se identificar. 
 
Cerca de 500 trabalhadores participara do protesto. O caixão foi velado na calçada da rua 1º de Março, sede dos Correios, no centro da cidade.
 
Para os sindicalistas, a privatização acabará com a integração nacional promovida pelos Correios, que atende todas as cidades do país. Na lógica empresarial, só haveria interesse em manter as operações nas 324 cidades que dão lucro. 
 
Em todo o país, foram realizadas assembleias nos sindicatos filiados a duas federações, Findect e Fentect. Os trabalhadores decidiram interromper a paralisação iniciada semana passada e manter o estado de greve até o julgamento do dissídio, marcado para o dia 2 de outubro. 
 
A greve se deu porque a direção da estatal abandonou as negociações com os sindicatos sem apresentar uma proposta de reajuste com aumento real. 
 
A tensão entre trabalhadores e Correios envolve ainda retirada de direitos, como a exclusão dos pais dos empregados do plano de saúde. A proposta de reajuste oferecida pela estatal foi de 0,8%, bem abaixo da inflação no período. que ultrapassou os 3%. 
 
Os Correios também querem a retirada de benefícios históricos como o tíquete refeição no 13º e nas férias, além de redução do adicional noturno, de 60% para 20%.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe