Estatais federais têm desligamento de 2,4 mil funcionários no 1º trimestre, diz governo

Fonte: G1

Informação consta em boletim divulgado pelo Ministério da Economia. número de empresas recuou para 133, contra 134 estatais no fim do ano passado.

O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (1º), por meio de boletim sobre estatais federais, que essas empresas registraram o desligamento de 2.444 nos três primeiros meses deste ano.

Ao fim de março, os números do governo mostram que havia 492.460 funcionários efetivos nas estatais, contra 494.904 no fim de 2018.

Segundo o governo, o processo de "adequação da força de trabalho" continua sendo um destaque nas estatais federais. As principais reduções foram nos Correios (1.721 empregados) e no Banco do Brasil (402).

"Em relação a dezembro de 2015, a redução do total do quadro de pessoal das empresas estatais federais foi superior a 59 mil empregados, ou seja, uma redução de 10,82% do quadro total", acrescentou o governo. Quase 80% dessa redução, acrescentou, se deu por meio de programas de desligamentos voluntários.

• Nesta semana, o BB informou que vai lançar um conjunto de ações para promover uma reorganização institucional, que vai incluir uma adequação nos quadros de funcionários no banco, com lançamento de um plano de desligamento incentivado.

• Antes disso, em maio deste ano, a Caixa Econômica Federal anunciou um programa de demissão voluntária (PDV) com objetivo de reduzir até 3,5 mil postos.

• Levantamento feito pelo G1 em maio, a partir de informações do Ministério da Economia e das próprias empresas, aponta que o número de desligamentos nas empresas estatais no ano poderá passar de 25 mil.

Número de estatais

O governo informou, no boletim sobre estatais, que, em março, havia 133 empresas na ativa, contra 134 no final do ano passado. A área econômica informou que houve a venda da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), subsidiária da Petrobras.

No começo de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo federal não pode vender estatais sem aval do Congresso Nacional e sem licitação quando a transação implicar perda de controle acionário. Mas a maioria dos magistrados da Suprema Corte permitiu vendas sem autorização do parlamento somente para as empresas estatais subsidiárias.

De acordo com a área econômica, as empresas estatais federais apresentaram um lucro de R$ 24,6 bilhões no primeiro trimestre de 2019, o que representa um aumento de 57,5% frente ao mesmo período do ano passado (R$ 15,6 bilhões).