Notícias

Profissionais perdem confiança no mercado de trabalho, aponta pesquisa

Fonte: Valor Econômico
 
Profissionais qualificados e recrutadores perderam confiança no mercado de trabalho e estão menos otimistas com o futuro, voltando ao patamar de antes da eleição de 2018, segundo o Índice de Confiança da empresa de recrutamento Robert Half. Foi a maior queda de uma edição para a outra desde o início da pesquisa, em julho de 2017. 
 
Realizado trimestralmente, o índice varia de 0 a 100, com 50 demarcando o limite entre pessimismo e otimismo. O número mede a visão dos entrevistados sobre o momento atual e a sua perspectiva para os próximos seis meses do mercado de trabalho. Em sua 8ª edição, a segunda de 2019, o índice ficou em 53,7, uma queda de quase cinco pontos na comparação com a sondagem feita em janeiro, quando o índice chegou a 58,4 após melhora nas duas edições anteriores. 
 
Foram consultados 1.161 profissionais de todo o Brasil com mais de 25 anos de idade e ensino superior, empregados e desempregados, e gestores responsáveis pelo de recrutamento em empresas. A sondagem foi feita durante o mês de abril. 
 
O otimismo é maior entre os recrutadores (55,4) e menor entre os profissionais empregados (52,5). O índice dos profissionais desempregados e dos que trabalham com contrato temporário foi de aproximadamente 53. 
 
Para Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, a expectativa com a economia após a eleição era "excessivamente otimista", e agora está sendo afetada negativamente pela percepção de que o ambiente econômico e político está conturbado. "A carga negativa de uma série de notícias acaba minando a confiança das pessoas", diz. 
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe