Notícias

Editais de leilão em Santos e Paranaguá devem sair nesta semana

Fonte: Valor Econômico
 
 
O governo deve lançar nesta semana os editais dos leilões de dois terminais portuários em Santos (SP) e um em Paranaguá (PR), disse Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários. A declaração foi dada em entrevista coletiva depois do leilão de seis terminais portuários no Pará na última sexta-feira.
 
Segundo Piloni, serão lançados os editais de dois terminais em Santos, sendo um de fertilizantes e outro para granéis líquidos para combustíveis e produtos químicos. O de Paranaguá é voltado para celulose.
 
"Isso, na nossa previsão, permite que o leilão aconteça até agosto", afirmou Piloni.
 
O secretário espera ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifeste até o fim deste mês a respeito do leilão de terminais no Porto de Suape, o que permitirá que o edital saia no primeiro semestre. Assim, o leilão deve acontecer neste ano, segundo Piloni.
 
O governo tem ainda dois ou três terminais para granéis líquidos no Porto de Itaqui que devem ter o edital publicado até o fim de 2019. Antes disso, ainda há fase de consultas públicas e ao TCU.
 
Em Santos, também estão em estudo outros terminais, como o que hoje é operado pela Libra. "Iniciamos o estudo há um tempo, por causa das incertezas do contrato existente, não podemos ficar sem um plano B", disse Piloni.
 
Por último, o governo ainda trabalha neste ano com a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo. Segundo ele, na próxima semana, deve ser definida a contratação da empresa que fará a modelagem e estruturação do leilão. Em relação à Codesp, não está em estudo, neste momento, a privatização, mas, sim, a transferência de alguns dos serviços prestados à iniciativa privada.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe