Notícias
Frederico Dias assume direção da ANTAQ
Fonte: BE News
Engenheiro e advogado, novo diretor-geral terá mandato até 2030 e acumula experiência em regulação e infraestrutura
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realiza hoje, às 17h, a cerimônia de posse do novo diretor-geral, Frederico Dias, no edifício-sede da autarquia, em Brasília.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Frederico Dias possui pós-graduação em Controle da Regulação de Infraestrutura e em Auditoria e Controle Governamental.
O novo diretor-geral iniciou a carreira no setor privado, na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, mas consolidou trajetória no setor público, com atuação voltada à regulação e infraestrutura.
Na Controladoria-Geral da União (CGU), foi analista de Finanças e Controle. No Tribunal de Contas da União (TCU), exerceu funções de auditor, assessor técnico e secretário substituto em secretarias especializadas em infraestrutura, acumulando experiência em concessões, modelagens regulatórias e processos técnicos de engenharia. Também atuou na Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas e em gabinete de ministro.
Entre 2022 e 2024, exerceu o cargo de Secretário-Geral da Presidência, coordenando áreas estratégicas como tecnologia e inovação, planejamento, comunicação institucional, relacionamento parlamentar e internacional, segurança da informação e educação corporativa. Foi ainda chefe de gabinete de autoridade por cinco anos.
Com mandato até fevereiro de 2030, Frederico Dias teve sua nomeação oficializada por decreto publicado no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2025, no mesmo ato que designou a nova Ouvidora da ANTAQ, Renata Sousa Cordeiro. O documento foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto, em 28 de agosto.
O novo diretor-geral foi sabatinado pela Comissão de Infraestrutura e pelo Plenário do Senado Federal no dia 20 de agosto. Ele assume a vaga decorrente do término do mandato de Eduardo Nery.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar