Notícias

Leilão do Tecon Santos 10 pode ser antecipado, afirma Pomini

Fonte: BE News
 
Presidente da APS afirma que logística do país não pode esperar e defende celeridade no processo
 
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que existe a possibilidade de antecipar o leilão do Tecon Santos 10, área que vai receber o novo megaterminal de contêineres no maior complexo portuário do Brasil. Segundo Pomini, o certame está previsto para ocorrer entre outubro e dezembro, a depender das análises do Tribunal de Contas da União (TCU). A declaração foi feita durante o Congresso Nacional Portuário de 2025, na sexta-feira (6), em Santos.
 
“Nós trabalhamos com todas as hipóteses. Quanto antes acontecer, melhor. É o Porto de Santos, a logística do Brasil. Não temos tempo a perder. Por isso precisamos correr”, afirmou o presidente da APS.
 
Ele explicou que, com a aprovação do modelo do leilão pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o projeto segue para o TCU, onde será analisado juridicamente para verificar condições como isonomia e igualdade, entre outros pontos, a fim de aferir se o certame está de acordo com o marco legal portuário vigente. Essa etapa deve durar entre 45 dias e dois meses, segundo Pomini.
 
Na quinta-feira (5), a Antaq confirmou que o leilão do Tecon Santos seguirá com o formato em duas etapas: a primeira com restrições a empresas que já atuam no segmento de contêineres no Porto de Santos, e a segunda aberta a essas companhias, caso não haja interessados na fase inicial. A decisão do diretor-geral substituto Caio Farias foi confirmada por unanimidade pela diretoria da agência reguladora.
 
A medida torna improvável, portanto, a participação de grandes operadores verticalizados que já atuam no porto, como a Maersk e a MSC — sócias no terminal BTP — e a Santos Brasil, adquirida pela CMA CGM.
 
Projeto
 
O Tecon Santos 10 deve se tornar o maior arrendamento portuário em volume de investimentos já previsto no Brasil. O megaterminal, projetado para ampliar em até 50% a movimentação de contêineres no Porto de Santos, busca atender à crescente demanda do setor.
 
O investimento estimado é de R$ 6,45 bilhões, com capacidade para movimentar até 3,5 milhões de TEU — unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés — por ano. O projeto prevê quatro berços de atracação, aptos a receber os maiores navios em operação no mundo, e deve gerar mais de 3 mil empregos diretos, desde a fase de obras até o início das operações.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar