Notícias
Porto de Santos recebe o terceiro navio com 366 metros
Fonte: APS
O navio MSC Orion será o terceiro navio com 366 metros de comprimento e 51 m de boca a atracar no Porto de Santos. A embarcação, de bandeira portuguesa, chegou à barra de Santos nesta quarta-feira (07/08), às 21 horas, e iniciaou a manobra de entrada ontem (8), às 15 horas, para atracar no Brasil Terminal Portuário (BTP).
O primeiro navio com 366 m a atracar no complexo portuário de Santos foi o MSC Natasha XIII, que também atracou na BTP no dia 1º de fevereiro deste ano.
Durante a entrada e saída do navio o fluxo de balsas e embarcações – que fazem a travessia de pedestres para Vicente de Carvalho (Guarujá) – será interrompido.
O presidente da APS, Anderson Pomini, explica que, levando-se em conta as projeções de crescimento de carga e navios, “a APS vem adotando medidas para viabilizar obras de dragagem de aprofundamento do canal de navegação a curto e médio prazo. No atual momento, encontra-se em elaboração o anteprojeto da dragagem de aprofundamento para -16,00m DHN. A médio prazo, também será viabilizado o aprofundamento do canal de navegação para -17,00m DHN.”
Para fins de otimização das operações de dragagem no Porto Organizado de Santos, a APS está viabilizando estudos técnicos para avaliar alternativas de obras de engenharia que visem reduzir os montantes a serem dragados para a manutenção dos futuros gabaritos, bem como para garantir um entendimento mais aprofundado dos processos sedimentares atuantes no ambiente em que o complexo se encontra instalado.
Porto de Santos recebe navio maior que a Torre Eiffel
Fonte: G1 Santos
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a previsão é de que o cargueiro português fique no cais santista até o final da tarde desta sexta-feira (9).
O Porto de Santos, o maior da América do Sul, recebeu um navio que supera o tamanho da Torre Eiffel, localizada em Paris, na França. O cargueiro MSC Orion, com bandeira de Portugal, tem 366 metros de comprimento. Então, se colocarmos a embarcação em pé, ela supera os 330 metros da atração francesa mundialmente famosa, e que ganhou ainda mais destaque nas Olimpíadas.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o navio atracou em um berço da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP) na última quinta-feira (8). A previsão é de que ele fique na região até o final da tarde desta sexta-feira (9), quando deve partir para o Sri Lanka, na Ásia.
Assim como durante a entrada do navio no cais, a travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho será interrompida durante a manobra de saída. No período que ficar atracado, a APS informou que a estimativa é de que o cargueiro movimente aproximadamente 1,8 mil contêineres.
Tamanho do navio
O MSC Orion tem 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. Entenda o tamanho dele a partir dos seguintes monumentos:
Torre Eiffel, em Paris, na França: O cargueiro tem 36 metros de comprimento a mais do que os 330 metros de altura da atração. A base do monumento é de 125 metros de largura.
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro: O navio é aproximadamente 9,6 vezes maior do que a estátua, que tem 38 metros de altura. Deste total, 30 metros são do monumento e oito metros de pedestal.
O cargueiro, inclusive, é maior do que o Titanic, que tinha 269 metros de comprimento e 28 metros de largura. A embarcação afundou no Atlântico Norte após bater em um iceberg durante uma viagem inaugural, de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos.
Outras embarcações
Ainda de acordo com a APS, este é o terceiro navio de 366 metros a atracar no Porto de Santos, em 2024. A primeira embarcação foi o cargueiro MSC Natasha XIII, que também atracou na BTP em fevereiro deste ano. A administração do cais santista não deu detalhes sobre a segunda embarcação.
Por conta das projeções de crescimento de carga e navios, o presidente da APS, Anderson Pomini, explicou que a gestão do Porto de Santos está adotando medidas para viabilizar obras de dragagem de aprofundamento do canal de navegação a curto e médio prazo.
O g1 entrou em contato com a Mediterranean Shipping Company (MSC) para mais informações sobre o MSC Orion, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar