Notícias

APS a todo vapor!

Fonte: Sindaport - Diretoria
 
Desde que assumiu o leme deste transatlântico que é a Autoridade Portuária de Santos - APS, o novo comandante, Anderson Pomini, e sua competente diretoria, estão a todo vapor. 
 
Anunciaram que a desestatização do Porto de Santos está totalmente descartada, inclusive já foi encaminhado ao Presidente Lula o pedido de retirada da APS do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República - PPI e do Programa Nacional de Desestatização - PND. Com isso, já Informaram que a empresa irá abrir concurso público em 2024 para a contratação de mais de 100 empregados.
 
Informaram também que a APS vai licitar a tão sonhada obra do túnel submerso entre Santos e Guarujá, além de desatarem o nó da licitação do contrato do Terminal STS 10, prorrogando o contrato da Ecoporto de forma transitória. 
 
Em sua primeira semana de atuação, a nova diretoria da Autoridade Portuária de Santos (APS), liderada pelo presidente Anderson Pomini, reuniu-se com representantes de várias áreas do setor portuário e do cenário político regional, com o intuito de discutir projetos e fortalecer a relação Porto-Cidade.
 
No início de maio, o mandatário da APS esteve em Brasília, para alinhar com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, questões relevantes para o Porto de Santos e seus trabalhadores como, por exemplo, o compromisso com a revogação da Portaria N° 84, que regula a Guarda Portuária e permite a sua terceirização.
 
No mesmo período o presidente da Autoridade Portuária de Santos assinou contrato de cessão, para a administração municipal, da área entre os armazéns 4 e 6, viabilizando o projeto "Parque Valongo", antigo sonho da cidade.
 
A nova "tripulação" da APS já esteve reunida com sindicatos por várias vezes, ouvindo as demandas e, o mais importante, dando retorno das providências que foram tomadas. Pomini também visitou a Praticagem de Santos e, como um bom comandante, subiu no navio pela escada de quebra-peito.
 
Sindicatos e trabalhadores nutrem uma grande expectativa, devido às boas iniciativas tomadas em tão curto espaço de tempo. Por esse motivo, o Sindaport e os empregados da APS esperam que as providências prometidas com relação às questões administrativas da empresa (ver ofício), como a revisão do "famigerado" manual de horas extras, que gera discriminação entre os empregados, sejam resolvidas com a mesma velocidade das demais ações.
 
Esperamos que os "imediatos" (como são chamados os oficiais de segundo escalão no comando de um navio) colaborem com os "comandantes" na solução desses impasses e, se possível, dispensem da compensação das horas os empregados que ganharam folga nesse feriado de Corpus Christi.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar