Notícias

Por novo acordo coletivo, governo e sindicatos se reúnem nessa terça-feira

Fonte: A Tribuna On-line
 
O encontro será realizado na sede do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC)

 
Sindicatos de trabalhadores das companhias docas de todo o País e a Federação Nacional dos Portuários (FNP) se reunirão, nesta terça-feira (26) , com representantes do Governo Federal, para debater o novo acordo coletivo de trabalho da categoria. O encontro será realizado na sede do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), às 10 horas, em Brasília. 
 
Representantes das autoridades portuárias de Santos (a Companhia Docas do Estado de São Paulo, Codesp), Vitória (a Companhia Docas do Espírito Santo, Codesa) e Rio de Janeiro (a Companhia Docas do Rio de Janeiro, CDRJ) já confirmaram a presença na reunião, assim como dirigentes da FNP. 
 
Na semana passada, os portuários deram um prazo para o Governo Federal apresentar uma nova proposta de acordo coletivo de trabalho. Caso as reivindicações não sejam atendidas até a próxima sexta-feira, dia 29, a categoria promete realizar, na primeira quinzena do próximo mês, uma greve nacional de 48 horas.
 
Segundo os trabalhadores, há uma determinação do Governo de condicionar o aumento salarial a uma redução de conquistas da categoria. “O Ministério do Planejamento enviou para as companhias docas a reposição para 2017 a partir de 1º de junho sem retroação, e, para 2018, o corte de cláusulas sociais que os trabalhadores levaram dezenas de anos para conquistar, além de repor apenas 50% do INPC do período”, explicou o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport), João de Andrade.
 
“A Codesp teve lucro em 2017 e distribuiu dividendos aos acionistas e empregados. Não existem motivos para, no mínimo, não repor a inflação do período e manter as cláusulas do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) por dois anos”, afirmou o sindicalista.
 
Segundo Andrade, nos últimos dias, tem sido “amadurecida” uma negociação com o governo. Ajudam nesse processo o diretorpresidente da Codesp, José Alex Oliva, que também é presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias
(Abeph), o ministro da Integração Nacional, Antonio de Pádua Andrade (que é ex-diretor de Engenharia da Codesp), e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro.
 
“Acreditamos que, com a disposição do presidente da Codesp e dos atuais governantes, do MTPAC, para esse assunto, teremos uma boa negociação, evitando um movimento nacional que prejudicará a todos, a exemplo do recente movimento dos caminhoneiros”,
destacou João de Andrade.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar