Notícias
Situação do Portus é tema da assembleia conjunta nesta segunda (10)
Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio


Atendendo a uma deliberação da Federação Nacional dos Portuários (FNP), o Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) está convocando seus associados participantes do Instituto de Seguridade Social - Portus, para a assembleia que será realizada nesta segunda-feira (10), às 9h, na sede do Sindicato.
A convocação para o encontro também é destinada aos portuários ligados ao Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários (Sintraport), presidido por Claudiomiro Machado, e à Associação de Participantes do Portus/Santos, liderada por Odair Augusto de Oliveira.
Na pauta da assembleia conjunta os participantes do Portus irão debater temas de interesse da categoria, tais como o déficit atuarial e o saldamento do plano de benefícios, bem como o aumento de contribuição para os ativos e a redução de benefícios para os assistidos.
A possível transferência do gerenciamento dos planos de benefícios de entidades fechadas para bancos privados proposta pelo Governo Temer também será debatida pelos portuários. "São temas delicados e de extrema relevância não apenas para a saúde financeira, bem como para a própria sobrevivência da instituição, e por tal a participação de todos será de suma importância", afirmou o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.
O dirigente sindical, que no final de março esteve reunido com o atual interventor do Portus, José Pereira Filho, destacou que a situação da entidade segue indefinida. "O encontro foi oportuno e esclarecedor, sobretudo porque nos trouxe um panorama mais próximo da realidade na qual se encontra o fundo de pensão dos portuários."
Realizado na sede do Portus, no Rio de Janeiro, o encontro contou com a participação de representantes da FNP, associados e lideranças da APP Santos e APP Rio de Janeiro, além de dirigentes da Unaportus, Suport ES, Suport BA, Portuários Rio e Portuários Alagoas.
A prorrogação da intervenção federal por mais cento e oitenta dias, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 8 de março (Portaria Previc nº 176) também preocupa. "O novo adiamento revela que o Governo continua batendo cabeça sem saber o que fazer para liquidar de uma vez por todas a dívida que as patrocinadoras, inclusive ele próprio, tem com o Instituto e restabelecer a tranquilidade dos participantes", afirmou Everandy Cirino.
Para o mandatário da APP Santos, Odair Augusto de Oliveira, a situação do Portus é bastante grave. "A mobilização da categoria é mais que necessária e deve ser permanente, considerando que o interventor nos disse que o Governo ainda não possui uma proposta concreta para o saneamento do Instituto, o que é preocupante".
Expoente no cenário sindical do País e um dos maiores e mais importantes no segmento portuário, o Sintraport aguarda a participação maciça de seus associados ligados ao Portus na assembleia da próxima segunda-feira. "Diante de um horizonte de poucas perspectivas e repleto de incertezas a presença e a opinião dos companheiros será de vital importância não só para a construção de um rico e sempre saudável debate, mas principalmente para a elaboração de uma oportuna pauta de cobranças junto ao Governo, visando uma solução definitiva do fundo", ressaltou Claudiomiro Machado, que comanda cerca de 5 mil portuários, entre trabalhadores da ativa e aposentados.
Com pouco mais de 1.700 participantes ativos e cerca de 8.400 assistidos, o Portus encontra-se sob intervenção federal desde 2011. Estima-se que o rombo financeiro do fundo previdenciário dos portuários já ultrapassa a casa dos 2 bilhões de reais. O Sindaport fica na Rua Júlio Conceição, 91, Vila Mathias, Santos/SP.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
