Notícias
Saravá Codesp!
Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio


A bruxa anda mesmo solta pelos corredores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa estatal que administra o maior e mais importante complexo portuário brasileiro, o de Santos.
Isto porque, antes mesmo que terminasse a primeira semana de setembro, nada menos que 14 mudanças foram promovidas nos chamados cargos de confiança da Codesp, sendo que em apenas um caso, na Assessoria de Imprensa, a pessoa pediu para deixar o posto após três meses no cargo.
De tão zicado, há quem garanta que o importante setor de comunicação da empresa, um dos mais disputados em termos de apadrinhamento político partidário, está em pé de guerra não só no campo dos simples mortais, mas principalmente no espiritual por conta da crença de alguns envolvidos que ali "trabalham". Ao que parece, as forças ocultas que habitam o departamento também estão exercendo certa influência nas demais áreas da estatal.
Por lá a coisa está tão preta que nem mesmo Obá, cujos domínios, segundo a crença, são as águas revoltas, vem dando conta do recado no sentido de pacificar os opositores e, por consequência, o ambiente de trabalho. Os mais pessimistas afirmam que nem mesmo Ogum, orixá guerreiro, deus do ferro e da guerra, está conseguindo colocar ordem na casa, que pelo clima de disputa e discórdia mais parece um terreiro.
E em se tratando de concorrência e rivalidade em um espaço dessa natureza, tudo é possível, a favor ou contra. Desta forma, independentemente de serem simpatizantes e adeptos da crença em questão, ou não, o fato é que o sobrenatural agiu fortemente nos últimos dias e provocou, de um lado, a dispensa de cinco profissionais e, de outro, a designação de outros nove para importantes cargos da estatal.
Em razão da dança das cadeiras alguns empregados da Codesp que deixaram os cargos de confiança vieram pedir ajuda ao Sindicato, que por força da legislação, estatuto e demais regimentos não pôde interferir nesses casos.
Por outro lado, o flagrante desassossego vem deixando apavorados e de velas nas mãos (inclusive vermelhas e pretas) os diversos afilhados políticos atingidos pelas cantigas e "pontos" dos orixás e, principalmente, pela "reza brava" diante da possível perda da boquinha bem remunerada.
E se a macumba for mesmo boa, como garantiu Zega Pagodinho em sua impagável "A Macumba da Nega", tudo indica que nem mesmo os cinco indicados de um conhecido deputado federal escaparão do sacrifício da exoneração, tal qual certo afilhado que estava há seis meses na empresa e foi "descarregado para matas" bem longe daqui sem conseguir implantar o serviço para o qual foi contratado: a comissão de disciplina de inquérito da Guarda Portuária.
Vale lembrar que na gestão de Angelino Caputo, o estatuto da Codesp foi modificado e não estipula mais os 30% como limite para que pessoas de fora, popularmente conhecidas como gafanhotos, assumam cargos de confiança na estatal. Na época, o ex-presidente alegou que a empresa não precisava estabelecer limites porque o gestor deveria ter bom senso.
Embora a atual diretoria fique melindrada quando falamos de indicações políticas, todos sabem que desde 1980 o toma lá dá cá partidário tem espaço garantido na Docas paulista, ressaltando que, de tão notório, o assunto motivou a instauração de um inquérito policial no 1° Distrito Policial de Santos, que apura a interferência política na gestão da Codesp.
Por fim, levando-se em conta que até o momento se mostrou infalível a trupe evocada e formada por Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Zé Pelintra, exús Caveira, Tranca Rua (ou cais), Desmancha Tudo, com destaque para Exú Maré, que ronda o canal de navegação, sem falar de Maria Padilha e outras Pombagiras de plantão, são fortes os rumores de que uma nova lista será apresentada pela direção da Codesp no início da próxima semana, ou, como dizem, nas "sete luas", após o feriado.
Até lá, haja despacho com direito a maráfa (pinga), frango, farofa e demais oferendas pelas imediações da Rodrigues Alves s/nº e pelo sempre imponente prédio do Tráfego. Eparrêi, mãe Codesp!!!!
Comentários (1)
Luiz dos Santos
Data: 06/09/2016 - 10h06
A gestão desse presidente já acabou. Ele parece mais um fantoche nas mãos dos políticos.Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
