Notícias

APS detalha investimentos com obras na Perimetral, canal e Itatinga

Fonte: BE News
 
Projetos apresentados pela APS incluem obras viárias, ampliação do canal e reestruturação da geração de energia
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ressaltou nesta terça-feira (23) os investimentos bilionário que estão sendo feitos para modernizar o Porto de Santos (SP) e ampliar a capacidade das movimentações. Ele detalhou, durante coletiva na sede da estatal, as principais iniciativas em andamento, que incluem a ampliação da Avenida Perimetral na margem esquerda e o aprofundamento do canal de navegação, e as esperadas, como a concessão da Usina Hidrelétrica de Itatinga e o leilão do Tecon Santos 10.
 
Uma das obras prioritárias é a 2ª fase da Perimetral que tem como objetivo melhorar o fluxo logístico entre as áreas portuárias e as principais rodovias de acesso ao porto. Com investimento estimado em R$ 1 bilhão, a obra será executada como contrapartida pela empresa Bunge, com projeto em análise Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
 
“A devolutiva da Antaq deve chegar nos próximos dias. Em seguida, a APS vê os ajustes apontados e envia para análise do TCU (Tribunal de Contas da União)”, explicou Pomini. Mesmo com esses retornos ainda sem datas definidas, ele acredita que as obras começam em outubro deste ano.
 
Outro destaque é o projeto de aprofundamento do canal de navegação para 16 metros, medida que permitirá a atracação de embarcações de maior porte e deve aumentar a competitividade do Porto de Santos. A obra prevê investimento de R$ 617,9 milhões. O contrato foi assinado em junho de 2026, e o início dos trabalhos está previsto para 2027. A concessão é conduzida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Antaq.
 
Pomini explicou que a ampliação da profundidade é estratégica para a operação do porto. “Nos próximos anos, com mais cargas, mais calado é necessário”, disse. Ele acrescentou que a medida deve trazer mais regularidade operacional, já que hoje os navios maiores vêm 80% cheios e acessam o porto quando a maré está alta.
 
Usina Hidrelétrica de Itatinga
 
A concessão e repotencialização da Usina Hidrelétrica de Itatinga também foi citada como um dos projetos estratégicos. O edital já foi publicado, avançando no processo de concessão da unidade, que integra o sistema de fornecimento de energia do porto.
 
“O Porto de Santos construiu uma hidrelétrica há 110 anos. Naquele momento fazia sentido o porto investir em geração de energia; hoje, não mais. A gestão de energia deverá ser repassada ao mercado”, afirmou.
 
O projeto prevê investimento de cerca de R$ 500 milhões e estabelece como exigência a repotencialização da geração de energia de 12 para 30 megawatts, além de incentivo à produção de energia renovável, que poderá ser utilizada futuramente em navios de cruzeiro.
 
A exigência do porto é que a empresa faça um investimento próximo de R$ 500 milhões, repotencialize a geração de energia de 12 para 30 megawatts e estude a produção de energia renovável para que possa ser utilizada futuramente em navios de cruzeiro, afirmou.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar