Notícias
Marinha aprova plano de remoção de navio histórico Prof. W. Besnard no Porto de Santos
Fonte: APS
Serviços de recuperação da embarcação estão sendo feitos de forma emergencial
O 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil aprovou, na última sexta-feira, dia 24 de abril, o plano de remoção do navio Prof. W. Besnard, apresentado pela empresa contratada de forma emergencial pela Autoridade Portuária de Santos (APS). A embarcação adernou no Porto de Santos no dia 13 de março último.
O plano de salvamento prevê reestabelecer gradualmente a flutuabilidade da embarcação, por meio da drenagem interna e outras ações. Assim que a embarcação estiver em condições, deverá ser deslocada para um estaleiro, onde será avaliada a possibilidade de sua restauração.
Os serviços para recuperação do Prof. W. Besnard estão sendo feitos desde o dia 31 de março, com avaliações feitas por mergulhadores, limpeza e vedação do casco da embarcação. O caso vem sendo tratado como prioridade desde o incidente, com foco na segurança da navegação e na preservação ambiental.
Embora a embarcação pertença à entidade Instituto do Mar, para quem foi doada após anos de uso pela Universidade de São Paulo (USP), em pesquisas na Antártida, a APS assumiu a responsabilidade diante da situação emergencial declarada pela Capitania dos Portos.
O Prof. W. Besnard é um dos símbolos da oceanografia brasileira. O navio participou da primeira expedição brasileira à Antártida e realizou dezenas de missões científicas ao longo de sua trajetória, o que reforça seu valor histórico e institucional.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
