Notícias
Autoridades discutem túnel Santos-Guarujá e gestão portuária em visita a Hamburgo, na Alemanha
Fonte: A Tribuna On-line
Deputados e empresários buscam cooperação técnica com o Porto de Hamburgo, referência mundial na integração entre cidade e atividade portuária
Hamburgo, segunda maior cidade da Alemanha, é um dos principais exemplos globais de integração entre desenvolvimento urbano e atividade portuária. O Porto de Hamburgo, maior do país e terceiro mais movimentado da Europa, emprega 160 mil pessoas e movimentou cerca de 7,8 milhões de TEU (unidade de medida de um contêiner padrão) em 2024, enquanto o de Santos registrou 5,4 milhões. A eficiência do porto, considerado um ativo estratégico para o governo de Hamburgo, anda em harmonia com a qualidade de vida urbana.
Para compreender esse modelo, uma comitiva brasileira composta por autoridades e empresários participou ontem de reunião com o secretário de Estado de Hamburgo, Jan Pörksen. Ele ocupa o mais alto cargo da administração técnica da cidade-estado, atuando como uma espécie de chefe da Casa Civil do primeiro prefeito, Peter Tschentscher.
Hamburgo é uma das três cidades-estado da Alemanha, combinando funções municipais e estaduais em uma só estrutura administrativa. Esse governo comanda a Autoridade Portuária local.
Durante a reunião, foram discutidas governança portuária alemã, mecanismos regulatórios de uso do solo portuário, infraestrutura de conexão ferroviária e viária, e ações com a Dinamarca para viabilizar o túnel imerso em construção, de 18 quilômetros, que conectará os dois países. Pörksen não conversou com a imprensa.
Cooperação
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), presidente das frentes parlamentares da Ligação Seca Santos-Guarujá e de Portos e Aeroportos da Câmara Federal, ressaltou o potencial da experiência alemã para gerar acordos de cooperação com o Brasil.
“O secretário que nos recebeu conhece o Brasil e renovamos o convite para que ele possa visitar o Porto de Santos, pensando em um acordo de cooperação técnica. É importante que a gente possa aprender com as experiências que estão sendo desenvolvidas em Hamburgo, justamente para que a gente possa minimizar os impactos da futura obra do túnel Santos-Guarujá, não só durante a obra, mas no pós-obra também”, disse Barbosa.
A missão internacional é uma iniciativa das frentes parlamentares que ele preside, em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).
Poder público
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), destacou como a visita permite visualizar o papel dos diferentes níveis de governo na estruturação logística.
“O foco principal é na relação do pacto federativo, principalmente quando a gente fala do túnel. O que cabe a cada ente fazer. É a gente levar essa experiência, quando eles falam, por exemplo, que cabe ao governo regional, que seria o nosso estadual, a construção das estradas até o túnel, a logística das ferrovias.”
Identidade
Presidente da Santos Brasil, Antônio Carlos Duarte Sepúlveda ressaltou que o porto é parte da identidade de Hamburgo e do planejamento urbano local.
“O que eu achei mais interessante foi a forma como eles expressam a importância do porto para o desenvolvimento da cidade. Eles não falam do Porto de Hamburgo, mas do ‘nosso porto’. O município integra o porto como um ativo importante para o desenvolvimento da região e conhece detalhes dos desafios portuários.”
Traçando um paralelo com a realidade de Santos, Sepúlveda afirma que “a cidade de Santos está preocupada em aumentar a geração de riqueza via porto, mas vai além disso. Quando olhamos os grandes portos, todos têm equipamentos industriais nas proximidades do porto para agregar valor aos produtos. É um ponto que temos que desenvolver”.
Governança
O vice-governador Felício Ramuth (PSD) reforçou que o exemplo alemão deve orientar decisões no Estado de São Paulo.
“O túnel vai aproximar ainda mais a Dinamarca e a Suécia de Hamburgo. Isso serve de exemplo para nós, pois não há dúvidas que o túnel Santos-Guarujá vai atender as duas cidades e também o Estado na questão logística.”
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar, que presidiu a Comissão de Juristas para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos), que originou o Projeto de Lei (PL) 733/2025, para alteração da Lei dos Portos (12.815/2013), avaliou que o modelo alemão pode inspirar mudanças na governança portuária brasileira.
“O sistema alemão pode servir de inspiração a deputados e senadores. O que percebemos aqui é muito mais facilidade na gestão de processos como dragagens, licitações e aluguel de áreas. Também observamos o modelo que pretendemos implantar no Brasil, que é a avaliação das áreas que serão arrendadas, licitadas ou locadas a partir do custo do metro quadrado, diferentemente do Brasil, um processo mais complexo.”
Agenda
A Missão Internacional Alemanha-Dinamarca tem como objetivo principal estudar as tecnologias e soluções empregadas no Túnel Fehmarnbelt — o maior túnel submerso do mundo, com 18 km de extensão sob o Mar Báltico. Nos próximos dias, a comitiva visitará as obras e o Grupo Tribuna acompanha a agenda.
O conhecimento adquirido será aplicado no projeto do Túnel Santos-Guarujá, a maior obra do Novo PAC e a mais aguardada da Baixada Santista. Com 1,5 km de extensão (870 metros submersos), a estrutura beneficiará transporte de cargas, veículos, transporte público, ciclistas e pedestres. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, com leilão previsto para 1º de agosto.
A missão brasileira é composta por 46 lideranças políticas, jurídicas e empresariais, entre elas o vice-governador de São Paulo, parlamentares, prefeitos, ministros de tribunais superiores e representantes do setor portuário e logístico.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar