Notícias
Inovação e integração marcam debates da ATP sobre o futuro portuário
	Fonte: BE News
	Encontro em Brasília reuniu autoridades e especialistas para discutir tecnologia, desburocratização e competitividade nos portos brasileiros
	A inovação como eixo do desenvolvimento portuário foi o tema central do 12º Encontro da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), realizado em Brasília (DF). O evento reuniu autoridades, representantes do governo federal e executivos do setor para discutir desafios logísticos, o perfil de carga do país e estratégias para ampliar a competitividade dos portos brasileiros.
	O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, destacou que a inovação é essencial para o futuro do setor. “Nós não vamos conseguir sobreviver e ser competitivos se não trouxermos a inovação pra dentro do setor portuário. Temos vários cases dentro de nossos associados que têm trazido produtos muito ricos. Então, é extremamente essencial para o setor portuário”, afirmou.
	O presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia, reforçou que tecnologia e desburocratização são fundamentais para impulsionar a produtividade. “Além de trazer outros benefícios como descarbonização e automação, traz produtividade. A dificuldade que nós temos hoje de prover novas infraestruturas no setor portuário é grande, seja pela burocracia, pelo licenciamento ambiental demorado ou pela regularização fundiária. É através da tecnologia, da inovação e do treinamento que vamos superar isso”, disse.
	O diretor-geral da Antaq, Alber Vasconcellos, ressaltou que a inovação é também uma ferramenta regulatória. “Até numa questão regulatória, esse tema é muito caro pra uma agência. Quando a gente fala em inovar, é buscar novas ideias”, afirmou. Ele também defendeu maior integração entre os portos e a malha logística nacional. “Não adianta discutir novos portos sem acessos. Temos que olhar para a ferrovia, para o modal hidroviário e fomentar ainda mais a cabotagem.”
	 
                                                
                        
                        
                        
                                        
                                        Comentários (0)
Compartilhe
Voltar



			
            

Versão em pdf
        