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Campanha de dragagem garante profundidade de 15 metros em Santos

Fonte: BE News
 
Segundo a Autoridade Portuária, obras foram realizadas no canal de navegação e também em berços de atracação do complexo
 
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou na última semana que concluiu uma campanha de dragagem de manutenção no Porto de Santos (SP), maior complexo portuário do país. Com a finalização dos serviços, que duraram cerca de dois meses, o canal aquaviário permanece com 15 metros de profundidade, garantindo a presença de navios de grande porte.
 
Segundo a APS, a obra consistiu na retirada de sedimentos e manutenção do calado do canal de navegação desde a região da Alemoa até a Barra, no bairro Ponta da Praia. A dragagem também ocorreu nos berços de atracação do complexo portuário santista.
 
A APS destacou que as campanhas de dragagem de manutenção mantém o calado operacional do porto, garantindo a segurança da navegação das embarcações que trafegam dentro do complexo. O complexo portuário está situado em um estuário que recebe volume significativo de sedimentos, que podem provocar assoreamento e reduzir as cotas de projeto estabelecidas, principalmente em razão das chuvas e de eventos oceanográficos de grande intensidade.
 
Aprofundamento
 
Está em andamento, em contratação feita pela Autoridade Portuária, a fase de derrocagem, considerada a primeira etapa da dragagem de aprofundamento. O calado passará de 15 metros para 16 metros.
 
“Manter o calado atual é essencial, mas nós já estamos dando andamento no aprofundamento do canal, algo que não é feito há mais de dez anos, atendendo a uma necessidade do mercado, que é o aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos. Estamos abrindo caminho seguro para chegarmos aos 16 e, na sequência, aos 17 metros de profundidade, o que trará a tranquilidade definitiva para recebermos, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo”, comentou o presidente da APS, Anderson Pomini.
 
A etapa de profundidade do canal de 16 para 17 metros será realizada por meio de uma concessão, projeto liderado pela Secretaria Nacional de Portos. O contrato com o futuro consórcio ou empresa garantirá a manutenção de 17 metros no canal de navegação de Santos.
 
O projeto foi modelado pelo BNDES e tem expectativa de ser enviado ao Tribuna de Contas da União (TCU) ainda neste ano. O Ministério de Portos e Aeroportos estima que o leilão ocorra no início de 2026.
 

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