Notícias

Marinha inaugura novo Centro de ensino profissional no Porto de Santos

Fonte: BE News
 
Nova sede vai receber cursos e aulas para potencializar mão de obra no setor marítimo
 
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) inaugurou nesta segunda-feira (29) a nova sede do Centro de Treinamento de Ensino Profissional Marítimo. A unidade servirá para fomentar a mão de obra marítima, além de aumentar a qualidade na formação de profissionais que vão atuar na área marítima e portuária.
 
O novo Centro de Treinamento conta com uma estrutura ampla e totalmente moderna. O espaço conta com salas de aulas conversíveis em auditório, refeitório, sanitários acessíveis, salas para simuladores de navegação e operação de equipamentos. Todas as alas são climatizadas.
 
O novo empreendimento está anexado à sede da Marinha do Brasil no Porto de Santos (SP).
 
“Pretendemos construir esse prédio há alguns anos, e se tornou uma realidade. O espaço vai aumentar a qualidade de formação de aquaviários e portuários. A formação de pessoal, juntamente com a construção naval, são pilares da soberania do Brasil no mar. Esse novo empreendimento vai ampliar a competência e a capacidade do Brasil, em especial no Porto de Santos”, disse o Vice-Almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8° Distrito Naval.
 
O custeio para construção do novo Centro de Formação foi de R$ 3,9 milhões a partir de uma emenda parlamentar da deputada federal Rosana Valle (PL-SP).
 
“Só existem três centros de formação na área de portuário e aquaviários, e o Porto de Santos não poderia ficar de fora. Aqui, vão se capacitar e profissionalizar muitos santistas e moradores da região. É preciso que cada vez mais haja essa preocupação com essa qualificação desse trabalho que é feito na área portuária”, comentou a parlamentar.
 
O capitão dos portos de São Paulo, capitão de mar e guerra Marcus André de Souza e Silva, afirmou que, com o novo espaço, será possível realizar a formação de 5 mil novos profissionais por ano, que vão realizar os cursos nos períodos diurno e noturno.
 
“A gente consegue dobrar a capacidade de formação de aquaviários. Com isso, a gente acrescenta duas salas de aula modernas, com equipamentos, simuladores, que vão proporcionar que a gente chegue no número de 5 mil profissionais, considerando todos os turnos, utilizando todo potencial daqui do nosso prédio. Chegar nesse número bastante expressivo de profissionais bem qualificados destinados à mão de obra que vai ser utilizado de portuários e aquaviários”, relatou.
 
A solenidade de cerimônia ocorreu no período da manhã. Segundo a Marinha, as primeiras aulas ocorreram durante à tarde no novo complexo. A entrega reforça o compromisso da Capitania dos Portos em potencializar o ensino profissional, uma das atribuições da autoridade marítima.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar