Notícias
18/11/2014 - 01h19

País pode parar, alerta TCU


Fonte: DCI

De acordo com Nardes, caso as empresas sejam declaradas inidôneas, obras importantes de infraestrutura podem ser paralisadas

 
O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Augusto Nardes, manifestou-se ontem bastante preocupado se as empresas envolvidas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, sejam declaradas inidôneas e proibidas de contratar com o poder público.
 
Na última semana, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas empresas Camargo Corrêa, Engevix, Galvão Engenharia, Iesa, Mendes Júnior, OAS, Odebrechet, Queiroz Galvão e UTC. Tais companhias possuem 59 bilhões de reais em contratos com a Petrobras. E mais R$ 4 bilhões com o governo federal.
 
De acordo com Nardes, caso as empresas sejam declaradas inidôneas, obras importantes de infraestrutura podem ser paralisadas. Quando uma companhia é declarada inidônea ela não pode firmar contratos do o governo. 
 
Ressarcimento
 
"O impacto tem que ser avaliado", disse, defendendo que o dinheiro desviado seja ressarcido aos cofres públicos sem que as obras sejam suspensas.
 
"São as empresas mais importantes do País. É importante que a gente encontre caminhos e fazer com que aconteça um ressarcimento para a União, mas que também não paralise as obras. Imagina paralisar as refinarias que estão sendo terminadas. Deixar isso parado é um prejuízo muito grande.
 
Nardes apontou a repactuação como uma opção a ser seguida e destacou que esse modelo já foi adotado em outras ocasiões.
 
Líder do PMDB vai zelar pela cassação dos envolvidos
 
Forte candidato à presidência da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vislumbra dias difíceis para o Congresso Nacional quando lá chegarem as larvas da Operação Lava-Jato, que apura corrupção na Petrobras.
 
Prometeu que, se for eleito para comandar a Câmara, zelará para que os prováveis pedidos de cassação de petro-deputados tenham uma tramitação regular, conforme previsto na Constituição e no regimento interno da Casa.
 
Líder do PMDB na Câmara, Cunha adiantou que a legenda irá apoiar a nova CPI da Petrobras que será apresentada pelo PSDB. Antevê que a futura comissão de inquérito pode ter desfecho bem diferente das atuais CPIs da Petrobras.
 
"Ninguém controla CPI, se tiver fatos que sejam relevantes, que extrapolem os limites", profetizou em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, ele indagou no domingo.
 
Petrobras cria agora Diretoria de Governança
 
A presidenta da Petrobras, Graça Foster, anunciou ontem a criação da Diretoria de Governança, como parte das medidas para melhorar a gestão da companhia. O órgão é uma das 66 medidas listadas pela estatal, que tem dois ex-diretores entre os investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por diversos crimes financeiros.
 
De acordo com a presidenta da estatal, Graça Foster, a intenção é melhorar a gestão da companhia depois de dois ex-diretores da estatal serem presos e investigados na Operação Lava Jato. Companhia vai entrar na Justiça para buscar ressarcimento
 
"Propusemos ao Conselho de Administração (Consad), da Petrobras, que criássemos uma diretoria de governança", disse. Foster acrescentou que teve o apoio unânime do conselho. Na avaliação de Graça, essa é a mais importante das 66 medidas de adotadas.
 
Profecia tucana
 
O deputado federal Izalci (PSDB-DF), um dos mais ativos oposicionistas contra o governo Dilma, prevê que na reunião de hoje da CPMI da Petrobras serão aprovados todos os requerimentos apresentados. Inclusive o da presidente Dilma. Os petistas afirmam que isso não acontecerá "nem que a vaca tussa", parafraseando expressão bastante usada pela petista reeleita.