Notícias
14/01/2013 - 01h05

Seguro-desemprego tem reajuste de 6,2% e chega a R$ 1.235,91


Fonte: Último Segundo



Os benefícios do seguro-desemprego receberão neste ano um reajuste inferior ao apurado no ano passado. Segundo resolução publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira, o aumento será de 6,20%, ante 14,128% em 2012.
 
O índice para a correção deste ano corresponde à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulada no ano passado, que foi divulgada ontem pelo IBGE.
 
O reajuste eleva o valor máximo do seguro-desemprego de R$ 1.163,76 a R$ 1.235,91 (entenda os cálculos abaixo).
 
Em 2012, além da inflação, a conta também considerava o avanço do PIB de 2010, assim como no cálculo de reajuste do salário-mínimo. Caso a regra fosse mantida, o percentual para a revisão do seguro-desemprego em 2013 seria de 9%.
 
O novo salário-mínimo, para o qual a conta foi aplicada considerando o PIB – 9% –, está em vigor desde 1º de janeiro e vale agora R$ 678. O valor também serve como referência como parcela mínima para os benefícios do seguro-desemprego.
 
Além do salário-mínimo e do seguro-desemprego, o INPC também reajustou os benefícios de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima do mínimo. A revisão elevou o teto para R$ 4.157,05.
 
VALORES
 
A partir da semana que vem, o trabalhador cuja média dos últimos salários anteriores à demissão for de até R$ 1.090,43, o benefício será o equivalente a 80% da média. Ou seja, quem tiver média salarial de R$ 1.000, receberá R$ 800 de benefício. O seguro não pode ser inferior ao salário-mínimo.
 
Se a média for de R$ 1.090,43, o benefício será de R$ 872,34.
 
Para aqueles que a média dos três últimos salários for de R$ 1.090,44 a R$ 1.817,56, a fórmula muda. O benefício será de R$ 872,34 mais 50% da diferença entre R$ 1.090,43 e a média salarial do trabalhador. Assim, um trabalhador com média salarial de R$ 1.500 irá receber R$ 1.077,12 de seguro-desemprego.
 
Quem tiver média dos três últimos salários anteriores à demissão superior a R$ 1.817,56 terá direito a um seguro-desemprego de R$ 1.235,91.
 
Atualmente o benefício é de, no máximo, R$ 1.163,76.
 
Confira o valor atual do benefício

 
Veja como fica o seguro-desemprego



QUEM TEM DIREITO
 
Têm direito ao seguro os trabalhadores desempregados que tiverem sido demitidos sem justa causa.
 
Aqueles que trabalharam com carteira assinada entre 6 e 11 meses nos últimos três anos têm direito de receber até três parcelas do seguro.
 
Quem trabalhou de 12 a 23 meses no período pode receber até quatro parcelas.
 
Já quem esteve empregado com registro por mais de 24 meses nos últimos três anos pode receber até cinco parcelas do seguro-desemprego.