Notícias
02/01/2013 - 07h34

Novo salário mínimo já está valendo


Fonte: Exame



O salário mínimo recebeu uma alta de 9% em relação ao valor de 2012 e passou para 678 reais a partir de ontem, dia 1º de janeiro de 2013. O valor foi anunciado no último dia 24 de dezembro pela Presidência da República e é um pouco maior do que o previsto anteriormente no relatório final do Orçamento, de 674,96 reais.
 
O valor anterior, vigente durante 2012, era de 622 reais. Apesar do montante previsto para este ano apresentar alta, ainda está longe do ideal, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
 
De acordo com cálculos divulgados pelo departamento no início de dezembro, o valor deveria ser de 2.514,09 reais para cobrir as necessidades básicas. Esse salário mínimo teórico foi calculado com base nos preços da cesta básica durante o mês de novembro de 2012. 
 
Confira a evolução do salário mínimo desde o início do plano real, de acordo com dados do Dieese, e a variação ante o salário anterior: