Fonte: Agora
O PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos trabalhadores vai ficar maior a partir de terça-feira, 1º de janeiro. A presidente Dilma Rousseff oficializou nesta semana a isenção do IR (Imposto de Renda) para o bônus de até R$ 6.000 e criou uma nova tabela de cálculo.
Apesar de isentar somente a PLR de até R$ 6.000, a nova regra é boa também para quem recebe valores maiores porque prevê faixas diferentes de cálculo do IR (veja tabela abaixo).
Em 2012, um trabalhador que recebeu R$ 7.000 de PLR, por exemplo, pagou R$ 1.134,42 de IR ao entrar na maior faixa de descontos, com alíquota de 27,5%. A partir de 2013, esse desconto passará a ser de apenas R$ 75 – diferença de R$ 1.059,42.
A medida provisória que criou a isenção foi publicada em edição extra do "Diário Oficial" da União de quarta-feira (26) e definiu que a nova tabela será aplicada para o valor total da PLR paga ao trabalhador no decorrer do ano.
Se houver mais de um pagamento no mesmo ano, o IR deverá ser recalculado na segunda parcela sobre o total do bônus.
NOVA TABELA

DIFERENÇA

NOVO CÁLCULO DA PLR
• O governo aumentou a isenção do Imposto de Renda sobre a Participação nos Lucros e Resultados dos trabalhadores
• Não terá IR o trabalhador com bônus até R$ 6.000; quem ganha mais do que esse valor, pagará IR menor
• O governo criou uma tabela diferente para calcular o IR da PLR (veja tabela acima)
• Enquanto o salário do trabalhador a partir de R$ 4.271,59 terá alíquota de 27,5% de imposto em 2013, para a PLR esse percentual só será aplicado a partir de R$ 15 mil
O BÔNUS
• A PLR não tem valor fixo e varia com a categoria; a dos bancários, por exemplo, é 90% do salário + R$ 1.544
• O valor é definido em negociação entre os trabalhadores e os patrões
• Em geral, o bônus considera índices de produtividade, qualidade ou lucratividade e o alcance de metas
• As principais categorias beneficiadas pela mudança são bancários, metalúrgicos, químicos e petroquímicos