Fonte: BE News
	 
	Até abril do ano que vem, maior porto do país receberá 14 navios em 134 escalas
	 
	Começa neste domingo, 26 de outubro, a temporada de cruzeiros no Porto de Santos (SP). O navio MSC Preziosa vai ser a primeira embarcação a atracar no terminal de passageiros, o Concais. A expectativa é que a movimentação de passageiros até o ano que vem chegue a 800 mil pessoas.
	 
	Segundo dados divulgados pelo Concais, a temporada 2025/2026 contará com 134 escalas e 14 navios, sendo seis regulares (com embarque e desembarque), e outros oito em trânsito (quando não há movimentação de passageiros, apenas parada). A temporada seguirá até o dia 19 de abril.
	 
	Esta será a menor temporada de cruzeiros no maior porto do país dos últimos três anos. Em comparação à temporada 2024/2025, o Concais recebeu 152 escalas de 13 navios. Já a temporada 2023/2024 fechou em 153 escalas, com 16 navios. Por fim, a temporada 2022/2023, pós-pandemia, contou com 145 escalas e 17 navios.
	 
	A temporada 2024/2025 contabilizou pouco mais de 1 milhão de passageiros movimentados no terminal, segunda maior marca da história do Concais. O número representou 60% de todos os embarques de navios de cruzeiro em todo o país. Para 2025/2026, a expectativa é que o número seja reduzido para cerca de 800 mil passageiros.
	 
	O gerente de Operações do Concais, Javier Carnevale, destacou que o terminal sempre se prepara para novidades e melhorias no atendimento entre as temporadas, a fim de garantir o melhor conforto e experiência para os viajantes.
	 
	“Grande porcentagem de uma temporada está na pré-temporada. Tudo o que fazemos assim que termina uma temporada, analisamos o que foi feito de maneira eficiente e satisfatório e aqueles pontos em que podemos melhorar. As vezes, esses pequenos detalhes acabam fazendo uma grande diferença”, comentou.
	 
	Passarela
	 
	No último dia 17, foi inaugurada a passarela da Santa, nova estrutura por sobre a Avenida Perimetral da margem direita do Porto de Santos. A passarela servirá para atender os passageiros em embarques e desembarques de navios, facilitando a chegada e saída dessas pessoas do terminal de cruzeiros.
	 
	Com investimentos de R$ 20 milhões, a construção da passarela ficou a cargo da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que é a gestora da linha férrea dentro do Porto Organizado.
	 
	Os navios
	 
	Na temporada atual, a MSC terá quatro navios regulares no Porto de Santos, sendo eles: Armonia, Seaview, Sinfonia e Preziosa. O MSC Preziosa terá um total de 38 escalas; 27 para o Sinfonia; o Seaview com 20 e, por fim, uma escala para o Armonia.
	 
	Já a Costa Cruzeiros terá os navios Costa Diadema, com oito 28 escalas em Santos, e o Favolosa, com oito escalas, contabilizando as 122 escalas previstas para os navios regulares.
	 
	Já os oito navios em trânsito, que não vão realizar operações em Santos, são: MS Marin e MS Vista (Oceania Cruises); Seven Seas Splendor (Regent Seven Seas Cruises); Aurora (P&O Cruises); Aidamar (Aida); Pacific World (Peace Boat); Celebrity Equinox (Celebrity Cruises); e Azamara Quest (Azamara).