Fonte: APS
	 
	Evento reúne palestras e debates sobre iniciativas de ESG, Inovação e Empreendedorismo
	 
	A Autoridade Portuária de Santos (APS) realiza, entre os dias 25 e 29 de outubro, a primeira edição do ColaBora Mundo. O evento reúne, em uma programação integrada e colaborativa, diversas iniciativas voltadas aos temas de ESG, inovação e empreendedorismo, conectando a comunidade local e portuária em uma grande rede de transformação.
	 
	A abertura oficial do ColaBora Mundo 2025 ocorre na próxima segunda-feira (27), às 18h, no Teatro Municipal Braz Cubas, com a palestra “O Futuro dos Negócios é Sustentável: Como o ESG está redefinindo o sucesso das empresas”, da jornalista Rosana Jatobá. Na sequência, haverá apresentação do Projeto Guri, programa de desenvolvimento musical do governo estadual que atende crianças e jovens entre 6 e 18 anos.
	 
	Antes, nos dias 25 e 26, o Parque Tecnológico de Santos sediará a segunda edição do ESG Challenge, uma maratona de ideias (Ideathon) que vai selecionar soluções inovadoras para os desafios das mudanças climáticas no maior porto da América Latina.
	 
	Nos dias 28 e 29 de outubro, o evento prossegue no Parque do Valongo, reunindo líderes, startups, universidades e representantes da sociedade civil para debater soluções inovadoras e redesenhar estratégias focadas no desenvolvimento regional sustentável.
	 
	 
	Sobre o evento
	 
	Realizado em conjunto com a Prefeitura de Santos, o Parque Tecnológico de Santos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ColaBora Mundo une diferentes movimentos ESG e agendas locais para criar uma ação coletiva e uma agenda unificada rumo ao desenvolvimento sustentável e inovador da região.
	 
	O ColaBora Mundo consolida a Baixada Santista como um hub regional para debates sobre ESG (Environmental, Social and Governance), Inovação e Empreendedorismo. O evento integra cinco ações já estabelecidas: o ESG Challenge 2025, a IV Jornada ESG, o II Prêmio de Excelência em ESG, o Santos Summit e o 4º Bootcamp Cidades Azuis, promovendo palestras, painéis e debates com especialistas dos setores portuário e de sustentabilidade.
	 
	O projeto valoriza o território como fonte de aprendizado, com infraestrutura portuária, comunidades, universidades e empreendedorismo contribuindo para inovação e sustentabilidade. Seu maior legado é um método de transformação baseado em escuta ativa, integração de agendas, inovação local, uso de dados para decisões e aprendizado contínuo pela vivência territorial.
	 
	SERVIÇO
	 
	O quê: abertura oficial do ColaBora Mundo 2025
	 
	Quando: segunda-feira, 27 de outubro, às 18h
	 
	Onde: Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos)