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20/10/2025 - 11h10

Túnel entre Santos e Guarujá pode ficar pronto um ano antes com ajuste no projeto


Fonte: A Tribuna On-line
 
Isso será possível com a redução dos módulos de concreto que serão utilizados; entenda
 
A conclusão do túnel imerso Santos–Guarujá, inicialmente prevista para 2031, poderá ser antecipada em até um ano. A possibilidade surge de um ajuste técnico avaliado no projeto, que pode reduzir o número de módulos de concreto (cada um com 145 metros), de seis para quatro, ampliando as embocaduras da ligação seca nas duas cidades. A decisão será da concessionária.
 
“Seriam menos elementos para imergir na hora da obra, o que traz vários benefícios. Faz a obra acontecer mais rapidamente e o canal (de navegação) ser parado menos tempo”, explica o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em entrevista para A Tribuna.
 
Além disso, o secretário acrescenta que para um processo ainda mais ágil, a doca seca (canteiro de obras) destinada à fabricação dos módulos de concreto pode ser instalada na Prainha, em Guarujá, uma das seis áreas previstas em contrato. “A área mais interessante para montar essa doca seca é na Prainha, porque já está na linha do túnel. Ali talvez nem precise de um puxador para levar os elementos para afundar. Poderia ser feito como se fosse um teleférico, daria um ganho gigantesco em velocidade da obra”.
 
Benini afirma que é necessário aguardar todo o planejamento de implantação e adequações no projeto que serão feitos em 2026, para que a obra comece em 2027, mas está otimista com a entrega. “Vamos trabalhar com a previsão de 2031, conservadora. Mas se conseguirmos fazer quatro elementos, em vez de seis, e levá-los para o canal sem puxador, via cabo, podemos falar até em começo de 2030”.
 
Linhão
 
O secretário explica que a área conhecida como Linhão, em Vicente de Carvalho, será usada como canteiro de obras para a construção da parte de desembocadura em Guarujá e remanejamento de vias. O terreno fica entre a Prainha e a Praça 14 Bis. “Mas para usar o Linhão vamos ter que tirar as torres, escavar e passar por baixo (os cabos). Tem toda uma complexidade”.
 
Andamento
 
Foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira a declaração oficial da Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora do leilão realizado em 5 de setembro, após término do período para recursos. Esta semana, diz o secretário, será feita a homologação do contrato e há um prazo de até 60 dias para que a empresa apresente todos os documentos para a assinatura, o que deve ocorrer no fim de dezembro.
 
Assim, no ano que vem a empresa deve trabalhar para atualizar o projeto executivo de base, que é o feito pela Dersa. “O privado vai ter que refazer algumas partes desse projeto executivo. O viário mudou muito nesses últimos dez anos. Nesse primeiro ano, em 2026, temos que nos preocupar em ter o melhor projeto possível, com menos impacto ambiental e social”.
 
Sobre as desapropriações de imóveis previstas no Macuco, em Santos, ele acredita que não devem impactar o cronograma. “Conversamos bastante com a população do Macuco, acertamos os valores de desapropriação, o governador esteve com eles. Ninguém vai ficar desatendido”.
 
Rafael Benini explica que o Estado reservou mais de R$ 500 milhões dentro do contrato para essas indenizações. “Isso não é um limite”, ressalta.
 
Para garantir transparência e aproximar a população das etapas do projeto, Benini anunciou o lançamento de um site oficial, que passa a funcionar neste domingo (19), com informações detalhadas sobre o andamento das obras.
 
O investimento total na ligação seca é de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo de São Paulo e a União. O túnel terá 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros sob o canal portuário. O projeto inclui três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e galeria técnica de serviços.