Fonte: BE News
Projeto foi anunciado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na tarde dessa quinta-feira, em reunião com empresários do Porto de Santos
O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal acesso rodoviário ao Porto de Santos (SP), o principal do Brasil, passará a contar com a tecnologia free flow – sistema de pedágio eletrônico que funciona com pórticos, sem a necessidade de praças de cobrança ou de paradas físicas dos veículos – no próximo ano. E também em 2026, ou no início de 2027, terão início as obras da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que devem demandar quatro anos para serem concluídas, ampliando em 145% a capacidade do SAI para a descida de caminhões e carretas para o Litoral.
As medidas foram anunciadas pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na tarde de ontem, em entrevista exclusiva ao BE News, logo após se reunir com empresários que atuam no Porto de Santos. O encontro, ocorrido no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, em São Paulo (SP), foi organizado pelo CEO do Grupo Brasil Export (controlador da Rede BE News), Fabrício Julião, e também teve a participação do vice-presidente da agência paulista de promoção de investimentos, o InvestSP , Thiago Camargo.
Os planos para a implantação do free-flow no SAI foram revelados por Tarcísio durante a conversa com os empresários portuários e, em seguida, confirmados ao BE News. Uma das principais pautas da reunião, defendida pelos executivos, foi a necessidade de melhorias nos acessos ao complexo marítimo santista. Devido à crescente movimentação dos terminais do Porto e ao consequente aumento do tráfego dos veículos de carga, o trânsito nas rodovias dos Imigrantes e Anchieta tem enfrentado frequentes congestionamentos, prejudicando as operações no cais.
Os problemas no acesso rodoviário ao Porto chegaram a ser citados durante o encontro pelo CCO da operadora portuária e logística Santos Brasil, Ricardo Buteri, e pelo presidente do conselho do Santos Export (um dos fóruns regionais realizados pelo Brasil Export), Ricardo Molitza.
Segundo o governador, o conjunto de pórticos e sensores, que registram a passagem de carros e caminhões, permitindo a cobrança do pedágio, será instalado no quilômetro 32 da Imigrantes, substituindo a praça de pedágio existente no local. E a forma de cobrança mudará, com os motoristas pagando R$ 19,35 quando subirem para o Planalto e outros R$ 19,35 quando descerem com destino ao Litoral – sem alterar o custo de utilização do SAI. Atualmente, um total de R$ 38,70 é cobrado, mas apenas na viagem de descida.
“Nossa ideia é substituir a praça da Imigrantes (no Km 32) pelo free flow, porque vai dar muito mais comodidade para as pessoas. As pessoas vão se acostumar a não ter mais que parar em uma praça de pedágio, não ter mais o bloqueio. Isso vai oferecer muito mais comodidade para o cidadão, vai diminuir o tempo de viagem, vai aumentar a segurança e o conforto”, destacou Tarcísio.
O sistema free flow, presente nas rodovias dos Estados Unidos e de países da Europa e da Ásia, já começou a ser implantado no Brasil em janeiro deste ano. Ele está presente em estradas de São Paulo (na Rodovia Raposo Tavares, na região de Sorocaba, passou a funcionar na última quarta-feira), do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
A tecnologia funciona sem a necessidade de os veículos passarem em praças de pedágio e terem de parar, para que os condutores paguem o pedágio. A cobrança ocorre graças a pórticos com sensores e câmeras instalados nas vias. Os carros e caminhões que já contam com tags têm esse equipamento lido pelos sensores, com a tarifa sendo debitada em um cartão de crédito cadastrado previamente pelo condutor. Aqueles que não contam com tags, têm suas placas identificadas pelas câmeras, direcionando a cobrança para o proprietário. Como os veículos não precisam parar para que seus dados sejam registrados, o tráfego ganha agilidade e maior segurança.
Nova pista da Imigrantes
Na reunião com os empresários portuários, o governador de São Paulo também confirmou que as obras da terceira pista da Imigrantes terão início entre o próximo ano e o início de 2027. Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido pela concessionária do SAI, a Ecovias Imigrantes (Grupo EcoRodovias), que também será responsável pela construção. A obtenção das licenças ambientais estão previstas para o próximo ano.
No encontro com Tarcísio, também estava presente o diretor-geral de concessões da EcoRodovias, Rui Klein.
A nova pista, que demandará investimentos de cerca de R$ 6 bilhões, começará no Km 43 da Rodovia dos Imigrantes e irá até o Km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), em Cubatão, praticamente no meio do caminho entre as margens direita e esquerda do Porto de Santos. Ela terá um total de 21,5 quilômetros e será composta, em sua maioria, por túneis, incluindo um com extensão de 6 quilômetros – o maior deste tipo em rodovias no Brasil.
Atualmente, pouco mais de 20 mil caminhões acessam o Porto diariamente e só podem descer do Planalto para a Baixada Santista pela Via Anchieta. A nova pista poderá ser utilizada tanto por veículos de passeio como pelos de carga, pois terá uma inclinação média de 4%, garantindo a segurança de caminhões, carretas e ônibus.