Fonte: APS
Ação terá atendimento à saúde, educação ambiental e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes
A Autoridade Portuária de Santos (APS) vai realizar, na sexta-feira (25/07), Dia do Caminhoneiro, uma ação especial voltada à categoria. A abordagem buscará valorizar os profissionais e a saúde deles, além de conscientizar sobre temas como preservação ambiental e prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento será realizado das 9h às 13h, no espaço conhecido como Bolsão da Termares, no Saboó, próximo ao antigo gate 4, tradicional ponto de parada e descanso de caminhoneiros na área portuária de Santos. A proposta é reunir serviços e informações relevantes para os profissionais das estradas, reconhecendo seu papel estratégico na proteção da infância e na promoção de um transporte mais consciente.
Entre as atividades previstas para o dia, destacam-se:
• Atendimento à saúde dos caminhoneiros, com aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações de fisioterapia;
• Ações de educação ambiental, com aferição da emissão de poluentes dos veículos, por meio de opacímetro;
• Distribuição de kits de café da manhã, como forma de acolhida e valorização dos participantes;
• Entrega de materiais informativos e conversas com foco na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, principal causa defendida pelo Programa Na Mão Certa, no qual se insere a atividade realizada pela APS no Dia dos Caminhoneiros.
Compromisso
A mobilização busca reforçar o compromisso da comunidade portuária com a responsabilidade social e ambiental, promovendo informação, acolhimento e engajamento dos caminhoneiros, que são agentes estratégicos na proteção da infância nas rodovias e áreas portuárias.
A ação é gratuita e voltada aos motoristas em circulação ou parada na região, sendo mais uma iniciativa que demonstra o papel ativo da Autoridade Portuária na construção de um porto mais humano.
O evento terá a parceria do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan) e do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam). Tanto a APS como o Sest/Senat são parceiros do Programa Na Mão Certa.