Fonte: BE News
Volume transportado entre janeiro e maio chega a 532 milhões de toneladas
Os portos brasileiros movimentaram 118,4 milhões de toneladas de cargas no mês de maio de 2025, o que representa um crescimento de 6,94% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados nesta quinta-feira (10).
Este representa o maior número registrado para um mês de maio desde a série histórica. Nos últimos dois meses do ano, também foram atingidos recordes mensais para a movimentação portuária total.
Segundo o Estatístico Aquaviário, o acumulado de movimentação de janeiro a maio chegou a 531,9 milhões de toneladas.
Os números conquistados no ano foram celebrados pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“O crescimento da movimentação nos portos é reflexo das políticas públicas e do crescimento da economia. Temos adotado medidas para ampliar ainda mais a capacidade de nossos portos e descentralizar a movimentação, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do país”, disse.
Entre os destaques percentuais das mercadorias movimentadas estão o carvão mineral com crescimento de 26,78% (1,5 milhão de toneladas de cargas), os fertilizantes com alta de 16,32% (3,8 milhões de toneladas de cargas) e o gás de petróleo com aumento de 16,31% (0,4 milhão de toneladas de cargas).
As movimentações de granéis sólidos e de cargas conteinerizadas também alcançaram recordes para o mês. O primeiro movimentou 73,4 milhões de toneladas de cargas com crescimento de 7,62% e o segundo chegou a 13 milhões de toneladas (o que representa 1,2 milhão de TEUs), um aumento de 5,15%.
Os graneis líquidos, com um acréscimo de 5,7% frente a maio de 2024, registraram movimentação de 26,5 milhões de toneladas movimentadas, e as cargas gerais atingiram total de 5,4 milhões, com uma alta de 8,23%.
Ao longo do quinto mês do ano, a navegação por longo curso foi responsável pela movimentação de 85,6 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 7,61% em relação a maio de 2024.
Por sua vez, a movimentação da cabotagem atingiu 24,6 milhões de toneladas, crescendo 3,64% e a navegação interior movimentou 7,9 milhões de toneladas, alta de 11,41%.
Portos públicos e privados
Os portos públicos movimentaram 42,3 milhões de toneladas de cargas no quinto mês de 2025. O número representa aumento de 4,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre os 20 portos públicos que mais movimentaram no país, o com maior crescimento percentual no mês foi o Porto de Rio Grande (RS), devido aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul no ano passado. O aumento foi de 46,86%, frente a maio de 2024, e a movimentação atingiu 2,5 milhões de toneladas.
Nos terminais autorizados houve um crescimento de 8,1% na movimentação em relação a maio do ano passado. O setor movimentou 76,1 milhões de toneladas de cargas.
Entre os 20 TUPs que mais movimentaram no quinto mês do ano, o com o maior crescimento de movimentação, comparado ao mesmo mês do ano passado, é o Porto Itapoá Terminais Portuários (SC) com uma alta de 27,07%. O terminal movimentou 1,3 milhão de toneladas de cargas.