Notícias
20/05/2024 - 10h19

Temporada de cruzeiros no Porto de Santos terá sete navios


Fonte: A Tribuna On-line
 
Início será em 8 de novembro e vai até abril
 
A próxima temporada de cruzeiros (2024/2025), no Porto de Santos começará no dia 8 de novembro, com a chegada do MSC Seaview, e encerrará em 20 de abril, com a partida do Costa Diadema. Será 23 dias mais curta que a última, que foi entre 29 de outubro e 3 de maio. Também haverá redução no número de passageiros, estimada em 10% sobre as 1.002.996 pessoas da temporada 2023/2024.
 
Estão previstos quatro navios da MSC, um a menos do que na última temporada, e três da Costa, além de transatlânticos em trânsito.
 
Reunião
 
O balanço da temporada 2023/2024 e os ajustes que serão feitos para a próxima foram discutidos durante reunião promovida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), ontem, no terminal. O encontro reuniu representantes da Autoridade Portuária de Santos (APS), das duas companhias de cruzeiros, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal, Guarda Portuária e da Prefeitura de Santos.
 
O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, lamenta a falta de um navio na próxima temporada. “Infelizmente, terá um navio e dias a menos. O impacto será de 10% na redução de passageiros, mas é um aviso de que a gente tem que melhorar a competitividade, custos e infraestrutura. As companhias recebem a abordagem de outros destinos e perdemos um navio para outros destinos”, alerta.
 
Ferraz diz que a meta é retomar o navio perdido e atrair mais companhias. “Vamos trabalhar forte para, na temporada 2025/2026, recuperar o que perdemos”.
 
Balanço Quanto à temporada que encerrou, Ferraz fez um balanço positivo. “Mais de um milhão de pessoas passaram pelo terminal, em Santos. houve muita gente chegando antes e se hospedando em hotel para conhecer a Cidade. Isso é bacana, pois mostra que podemos trabalhar junto com o Município, gerando renda e emprego”, destacou Ferraz.
 
O gerente de Operações do Terminal Concais, Javier Carnevale, falou sobre a expansão do terminal e melhor recepção aos tripulantes. “Nessa temporada, conseguimos colocar o despacho de bagagens dentro do terminal, proporcionando mais conforto aos nossos passageiros e trabalhadores. Para a próxima, estamos analisando, junto à engenharia, de trazer o embarque e o desembarque de tripulantes também para dentro do terminal, oferecendo mais conforto a eles”.
 
Carnevale ressaltou que o calendário do Concais começa antes do da Clia. “No dia 26 de outubro, receberemos o Victoria Majesty, da Victoria Cruises, com passageiros estrangeiros, que ficará atracado durante quatro noites e cinco dias”.
 
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, comentou sobre uma pesquisa referente aos cruzeiristas que se hospedam em hotéis da Cidade. “Nós contratamos uma pesquisa que levantará, junto à rede hoteleira, ao terminal e com as empresas armadoras, quantos passageiros se hospedaram antes e depois dos cruzeiros em Santos. Os dados serão divulgados em breve, mas o nosso objetivo é atrair turistas, aproveitando a vinda deles para Santos”.
 
O presidente da APS, Anderson Pomini, ressalta o crescimento na última temporada. “A estrutura é boa, mas nós podemos oferecer melhor infraestrutura e melhor estrutura de transporte para os passageiros. A integração Porto-Cidade é fundamental”, opina Pomini.