Notícias
Expansão da poligonal do Porto de Santos ainda não sai do papel
Fonte: A Tribuna On-line
Portaria prometida para setembro ainda não foi publicada, e APS aguarda manifestação do Ministério
A autorização para a expansão da poligonal do Porto de Santos em setembro ficou só na promessa. A portaria que o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, disse que deveria publicar no mês passado para ampliar parte da área organizada do cais santista não saiu.
Procurado, o MPor afirmou, em nota, que estão em fase final os trabalhos referentes às análises para ajustes e alterações para expansão de áreas do Porto de Santos. “(A autorização para) a Poligonal do Porto deverá ter sua portaria publicada ainda em 2025”, diz, sem especificar datas ou áreas que serão incluídas e nem informar o que falta para a conclusão.
No fim de setembro, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, disse para A Tribuna que esperava uma autorização parcial ainda naquele mês, conforme havia prometido o ministro.
Pomini afirmou que já tinham sido entregues todos os documentos pedidos à Secretaria Nacional de Portos (SNP). Na ocasião, o MPor explicou que a definição dependia de outros órgãos federais, como a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Questionada, a APS enviou nota informando que “aguarda, com tranquilidade, a manifestação do Ministério de Portos e Aeroportos a respeito do pedido de expansão da Poligonal”.
Tamanho
Atualmente, o maior ativo portuário do País tem 7,8 milhões de metros quadrados (m²). A APS quer incorporar 15 áreas situadas em Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, que totalizam 12,6 milhões de m².
Caso seja autorizado integralmente, o cais santista ampliará a sua poligonal para 20,4 milhões de m² em até 30 anos, o que representa um aumento de 162,4%.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar