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Governo de SP marca concessão das travessias para 13 de novembro

Fonte: BE News
 
Projeto de 20 anos inclui 45 novas embarcações, 41 elétricas, e promete reduzir filas e melhorar o atendimento a 21 milhões de usuários anuais
 
O Governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (22) a republicação do edital de concessão patrocinada do Sistema de Travessias Hídricas, que será leiloado no dia 13 de novembro na Bolsa de Valores (B3), na capital paulista. De acordo com a administração estadual, a atualização do edital busca ampliar a atratividade do projeto junto ao setor privado e garantir maior competitividade ao certame.
 
Segundo o governo, a decisão de republicar o edital e adiar a data do leilão foi tomada após pedidos de investidores, que solicitaram mais prazo para análise técnica e jurídica, considerando a complexidade e o ineditismo do modelo de concessão. Estruturado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o projeto prevê a modernização completa de 14 linhas de transporte aquaviário de passageiros e veículos que conectam o litoral e algumas regiões do interior.
 
Com prazo de concessão de 20 anos, a parceria público-privada (PPP) prevê investimentos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões. O contrato inclui a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, sendo 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais. As estações contarão com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis, áreas de alimentação e espaços de informação ao usuário.
 
De acordo com o governo paulista, o sistema de travessias atende atualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. A expectativa é que, com as novas embarcações — maiores e mais modernas —, seja possível reduzir filas, inclusive nos períodos de alta temporada, e oferecer mais conforto e segurança aos usuários. O contrato prevê ainda a manutenção da base tarifária atual e das gratuidades hoje praticadas.
 
As linhas contempladas no projeto são: Sebastião–Ilhabela; Santos–Vicente de Carvalho; Santos–Guarujá; Bertioga–Guarujá; Cananéia–Continente; Cananéia–Ilha Comprida; Cananéia–Ariri; Iguape–Juréia; Bororé–Grajaú; Taquacetuba–Bororé; João Basso–Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.
 
Segundo o governo de São Paulo, os ajustes jurídicos, técnicos e operacionais incorporados ao edital reforçam a segurança jurídica e a previsibilidade do contrato, elementos que, na avaliação do Estado, são fundamentais para atrair novos players e assegurar a execução do projeto ao longo das duas próximas décadas.
 

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