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Novo terminal de cruzeiros em Santos é autorizado e terá investimento acima de R$ 1 bilhão
Fonte: A Tribuna On-line
Empreendimento projetado para a Ponta da Praia ainda precisa de uma série de licenças para sair do papel
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) autorizou nesta quarta (9) a instalação de um novo terminal de passageiros na Ponta da Praia, em Santos, orçado em R$ 1,247 bilhão. Por meio do contrato de adesão 4/2025, o MPor dá o aval administrativo para o investimento, que ainda precisará de uma série de licenças para que seja construído. O empreendimento já havia conseguido autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O projeto, denominado Santos Vivo, é da empresa Transbrasa, que possui terminal retroportuário em Santos. O novo equipamento para cruzeiros se estenderia em paralelo ao canal de navegação do Porto, às margens da Baía de Santos, em uma área de 294 mil metros quadrados (m²).
Em nota enviada para A Tribuna, a Transbrasa ressaltou que o anúncio cumpre uma etapa fundamental para a continuidade dos estudos técnicos com vistas à futura implantação.
“É um projeto que elevará o patamar de Santos mundialmente, em termos turísticos e portuários. Vai contribuir para o desenvolvimento da Cidade, atendendo as demandas projetadas para os aspectos portuário, turístico e de sustentabilidade”, destacou a empresa.
O empreendimento precisará de autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por ser área federal, da Marinha (por conta do canal de navegação), da Prefeitura (para estar em conformidade com a atividade permitida no bairro) e licenciamento ambiental.
Em julho do ano passado, A Tribuna publicou reportagem sobre a intenção de implantar esse projeto em Santos. Na ocasião, especialistas classificaram a proposta como inviável, por conta dos impactos aos moradores da Ponta da Praia, e por não ter demanda para dois terminais de passageiros em Santos.
Vale lembrar que o atual terminal Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, em Outeirinhos, deve ser transferido para o Valongo. A ideia é construir um espaço moderno e com capacidade ampliada para navios, revitalizando a área. O custo da laje para a implantação nesse local na água, em frente ao Parque Valongo, seria de responsabilidade da empresa vencedora do leilão do Tecon Santos 10, que ficará ao lado, no cais do Saboó.
Autorizações
O novo terminal da Ponta da Praia foi apenas uma das autorizações assinadas ontem pelo MPor. A pasta ainda deu aval para a implantação de outros quatro novos terminais portuários e a expansão de mais quatro já existentes, em cinco estados brasileiros. Os investimentos privados chegam a R$ 4,7 bilhões.
Com as autorizações assinadas, as empresas responsáveis poderão iniciar as obras. A previsão é que os primeiros serviços comecem ainda no segundo semestre de 2025, com operações sendo iniciadas progressivamente a partir de 2026. A expectativa é que os empreendimentos gerem mais de 10 mil empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirma que o Brasil tem um potencial logístico crescente, principalmente para a exportação de alimentos para Ásia, Europa e países da própria América do Sul. “A nossa expectativa é de um crescimento médio entre 3% e 6% nos próximos anos”, projetou.
De acordo com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, cerca de 65% da movimentação de cargas no Brasil é por meio de terminais de uso privado (TUPs). “São fundamentais para garantir eficiência e competitividade logística no País”.



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