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Governo Federal aposta em forte disputa pelo Tecon Santos 10
Fonte: BE News
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, afirmou que o Ministério de Portos aguarda por uma ampla concorrência para o leilão do Tecon Santos 10, o futuro megaterminal de contêineres e carga geral que será instalado no Porto de Santos. Ávila afirmou que a pasta aguarda decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar o certame em dezembro.
O secretário participou na terça-feira (1º) do Orla Notícias, programa de rádio veiculado pela Santos FM, pertencente ao Jornal da Orla.
O Tecon Santos é considerado o maior ativo portuário do Brasil. A expectativa é que o terminal terá investimento estimado que superam os R$ 6,4 bilhões e terá como objetivo principal aumentar a capacidade para movimentação de contêineres no principal complexo portuário do país.
O tema que envolve o arrendamento tem virado alvo de críticas em razão da definição da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) de restringir a participação de operadores portuários e armadores em participação da licitação.
A decisão foi realizar o leilão do terminal em duas fases, vetando a participação de empresas que já atuam no segmento de contêineres no Porto de Santos na primeira etapa. Dessa forma, as empresas só poderiam participar do certame na segunda fase — que só ocorrerá se a primeira não tiver interessados.
O secretário afirmou que, confirmando o cenário para a licitação, as expectativas seguem as melhores para a realização do leilão ainda este ano, que é o principal objetivo do Governo Federal.
“Falo, sem receio de errar, que teremos competição no leilão, em qualquer cenário. É um leilão que o mercado espera há muito tempo. Estamos falando de um terminal com quatro berços para atracação, moderno, eletrificado, pensando no aspecto da sustentabilidade. As empresas estão olhando com atenção, acompanhando as etapas e aguardando para que avance e que possamos marcar o leilão, que é nosso grande objetivo”, pontuou.
Conforme as projeções da secretaria, com a instalação do Tecon Santos 10, o Brasil saltará ao menos 30 posições no ranking mundial de oferta de capacidade para movimentação de contêineres.
“Estamos falando em aumentar em 50% a capacidade de contêineres do Porto de Santos. Hoje, o porto está no patamar de 6,5 milhões de contêineres e iremos aumentar para mais 3,5 milhões por ano. Por si só, isso já é muito representativo”, comentou.
Atualmente, o projeto encontra-se no TCU, que, após período de análise, devolverá o projeto para publicação do edital para o mercado. Ávila estimou que do período de assinatura de contrato até o início das obras, a expectativa é que de três a quatro anos, o terminal tenha suas atividades em plena operação.



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