Notícias
Secretário não descarta leilão conjunto de terminais de Santos e São Sebastião
Fonte: BE News
Tecon Santos 10 e SSB01 podem ser leiloados simultaneamente, mas projetos seguem cronogramas diferentes; juntos, somam quase R$ 1 bilhão em investimentos
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, afirmou que os leilões do Tecon Santos 10 e do terminal SSB01, no Porto de São Sebastião (SP), poderão acontecer juntos, mas ressaltou que os projetos têm tempos e movimentos distintos.
“É uma possibilidade de agenda. São tempos e movimentos que acabam distintos por aspecto processual. O leilão de São Sebastião nós encaminhamos à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para fazer seus ajustes técnicos e atualização da modelagem. Depois disso, faremos o envio ao TCU (Tribunal de Contas da União). O projeto do Tecon Santos 10 já se encontra no TCU, e assim que encerrar essa passagem a gente marca e faz o leilão. Precisamos medir como serão esses tempos para ver se será possível fazer o leilão de forma conjunta”, explicou.
O terminal SSB01 terá área de 262 mil metros quadrados e será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos, cargas gerais e conteinerizadas. A empresa vencedora do leilão será responsável, entre outras obrigações, por construir um novo píer com dois berços de atracação para navios. A expectativa é que as obras quadripliquem a capacidade de carga movimentada pelo porto, para pelo menos 4,3 milhões de toneladas anuais. O contrato terá prazo de 35 anos e investimento estimado em R$ 660 milhões.
Em ocasiões anteriores, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a secretária-executiva da pasta, Mariana Pescatori, afirmaram que o planejamento da pasta é realizar os leilões do Tecon Santos 10 e do SSB01 juntos.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar