Notícias

Summit BR do Mar reúne autoridades e especialistas na tarde desta quinta-feira no Grupo Tribuna

Fonte: A Tribuna On-line
 
Evento visa analisar o transporte marítimo de cargas pela costa brasileira
 
O programa BR do Mar, de incentivo à cabotagem (o transporte marítimo de cargas entre portos da costa do País), e a ampliação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) serão os temas de destaque do Summit BR do Mar. O evento acontece hoje, das 13h30 às 18 horas, no auditório do Grupo Tribuna.
 
Realizado pela Maritime Law Academy e organizado pelo Grupo Tribuna, o summit reunirá autoridades e especialistas do setor em conferências e debates – remotos ou presenciais – sobre os temas, que são prioridades do Ministério da Infraestrutura.
 
O evento tem como objetivo discutir o programa BR do Mar, iniciativa do Governo Federal para impulsionar a navegação costeira, além dos impactos que serão gerados a partir da aprovação do projeto de lei que cria o programa – o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, agora, está em análise no Senado. A expectativa de usuários do Porto de Santos é que seja sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril.
 
O Summit BR do Mar terá a participação de diversas autoridades do setor. Entre elas, estão o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Fernando Biral, e o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, além do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Adalberto Tokarski e do presidente da Praticagem de São Paulo, Bruno Tavares.
 
Participarão também o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo da Silva; o diretor-presidente da DP World Santos, Fábio Siccherino; a diretora da Maritime Law Academy, Eliane Octaviano Martins; o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Araraquara, Fernando Passos.
 
Projeto
 
O projeto de lei que cria o BR do Mar, de número 4.199/2020, deve ser analisado pelo Senado Federal ainda na primeira quinzena do mês que vem. Caso contrário, trancará a pauta de discussões do plenário, já que foi protocolado em regime de urgência constitucional.
 
Um de seus artigos prorroga, até 31 de dezembro, o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), que permite importar bens para a modernização de instalações portuárias e outras atividades do setor, com a suspensão de impostos, reduzindo o investimento necessário.
 
O Reporto perdeu a validade no ano passado, mas se o PL for aprovado no Senado agora, o regime pode ser retomado e garantir empreendimentos do setor que foram planejados considerando seus benefícios fiscais.
 
Inscrições
 
As inscrições para acompanhar os debates do summit pela internet foram encerradas ontem.
 
O evento seguirá protocolos de saúde e segurança para evitar a propagação covid-19. Dessa forma, as vagas para participação presencial, no auditório do Grupo Tribuna, são limitadas. As instruções de acesso do webinar serão fornecidas pela organização do evento.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar