Coronavírus: Deputada Rosana Valle pede reforço da Anvisa em todos os portos brasileiros

Fonte: FalaSantos

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) pediu, na última segunda-feira (17/2), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF) um reforço nas ações de controle em todos os portos brasileiros diante da chegada de navios chineses ou que fizeram escala em portos da China.

Ontem (19) atracou em Santos o navio de bandeira chinesa Kota Pemimpin, oriundo do sudeste asiático. A embarcação é procedente de Singapura e esteve atracada, nos últimos 30 dias, nos portos de Xangai, Ningbo, Yantian, e Hong Kong, respectivamente nos dias 17, 19, 22 e 23 de janeiro, trazendo a bordo dois tripulantes com sintomas de gripe, tosse e dor de garganta, cujos indícios exigem ampla cautela e total precaução dos órgãos locais diante do atual cenário epidemiológico global originário da China, principal parceiro comercial do Brasil.

Rosana Valle mora em Santos, é filha de trabalhador portuário e presidente da Frente Parlamentar para o Futuro do Porto de Santos na Câmara Federal. Ela cobra reforço nas medidas preventivas e de controle de surtos, epidemias e agravos à saúde pública. Pede também controle da importação, exportação e circulação de matérias-primas e mercadorias sujeitas à vigilância sanitária, nos termos da legislação brasileira, do Regulamento Sanitário Internacional e outros atos subscritos pelo Brasil.

“Ainda que esta autarquia tenha emitido nota reforçando a informação de que não há nenhum tripulante doente no navio Kota Pemimpin que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus, entendo que a atenção deva ser redobrada”, alertou a parlamentar.

A comunidade da Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, acompanha com atenção o atendimento ao navio de bandeira chinesa Kota Pemimpin, sobretudo com os portuários que venham a ser designados, de forma avulsa ou vinculada, para as operações de descarga e embarque de contêineres.

A deputada lembra que a Certificação Sanitária de Portos e Aeroportos é uma forma de atestar o cumprimento de requisitos sanitários nos terminais portuários e aeroportuários do país, pontos de entrada classificados como áreas críticas para a disseminação de doenças.

Rosana Valle disse que não se deve criar pânico desnecessário, uma vez que o trabalho da Anvisa é feito regularmente por profissionais competentes, mas que se faz necessária uma ação mais intensa, neste momento, diante do contexto mundial.

Para tanto, pediu reforço nos portos brasileiros para preservar a saúde dos trabalhadores que lidam com o desembarque de cargas. Ela elogiou a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, neste caso.

A deputada também enviou ofícios à Autoridade Portuária, via Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); ao Órgão de Gestão de Mão de Obra de Santos (Ogmo) e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.