Brasileiros já pagaram R$ 600 bilhões em impostos no ano

Marca chega seis dias antes da data em que foi registrada no ano passado.

O valor pago pelos brasileiros em impostos neste ano alcançou a marca dos R$ 600 bilhões nesta segunda-feira (25), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A marca chega seis dias antes do que foi registrado ano passado (31 de março), o que indica leve aumento na arrecadação tributária.

“A evolução da arrecadação mostra que o desequilíbrio das finanças públicas está do lado das despesas e que ele precisa ser combatido, pois mesmo que se acelere o ritmo de crescimento da economia não será possível colocar as contas do governo em dia”, disse em nota Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Em 2018, o Impostômetro superou a marca de R$ 2,3 trilhões em impostos pagos pelos brasileiros no ano.

O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista. O impostômetro foi criado em 2005 e informa o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). Na ferramenta, criada em parceria com o IBPT, é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.