Liminar manda soltar ex-presidente da Codesp

Fonte: A Tribuna On-line

Decisão garante liberdade de José Alex Oliva, preso pela Operação Tritão, mediante fiança de R$ 150 mil

O ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) José Alex Oliva, preso desde o último dia 31 de outubro, garantiu, nesta terça-feira (13), liberdade mediante o pagamento de fiança de R$ 150 mil. O mérito do pedido de habeas corpus ainda será julgado.

De acordo com a decisão, tomada em caráter liminar, além do pagamento da fiança, Oliva não poderá sair de casa entre 22 e 7 horas e deverá se apresentar a cada dois meses à Justiça. O ex-presidente da Autoridade Portuária também não poderá deixar a cidade e nem assumir funções públicas. É probido o contato com os demais investigados e testemunhas da Operação Tritão.

Oliva está entre os sete presos durante a Operação Tritão, deflagrada pela PF no último dia 31. Além dele, foram detidos o ex-diretor de Relações com o Mercado e a Comunidade Cleveland Sampaio Lofrano, o ex-assessor da Autoridade Portuária Carlos Antônio de Souza, o ex-superintendente jurídico da estatal Gabriel Nogueira Eufrásio e os empresários Mario Jorge Paladino, Joabe Francisco Barbosa e Joelmir Francisco Barbosa.

A PF, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF), identificou fraudes em pelo menos três contratos de prestação de serviços firmados pela Codesp – o de digitalização de documentos com a empresa MC3 Tecnologia, o de serviços de informática com a firma N2O Tecnologia e, também, o pagamento indevido realizado à empresa Domain Consultores, em forma de aditivo contratual.

Depoimento

Em depoimento à Polícia Federal, no último dia 12, Oliva negou participação em esquemas de corrupção no Porto de Santos, o Codespgate. Ele disse que não conhecia diversas pessoas investigadas e apontou que todas as contratações foram embasadas por pareceres técnicos e jurídicos.