Crédito consignado com uso do FGTS entra em operação

Fonte: Valor Econômico

A partir desta quarta-feira os trabalhadores poderão contar com uma nova opção de crédito, com o início das operações de empréstimo consignado com uso do FGTS como garantia. A Caixa será o primeiro banco a operar a modalidade, que estará disponível em todo o país.

A nova linha de financiamento terá taxas mais baratas e estará à disposição de 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês. O prazo de pagamento será de até 48 meses.

Os valores emprestados dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

O uso de FGTS para crédito consignado foi aprovado pelo Conselho Curador do fundo e está previsto na Lei 13.313/2016. Além de Caixa, outros bancos também poderão disponibilizar a nova linha de crédito.

No mês passado, a Caixa finalizou o sistema que permitirá o bloqueio dos recursos do FGTS dado pelo trabalhador ao banco como garantia para uma operação de crédito consignado. Essa era uma das dificuldades apontadas pelas instituições financeiras para começarem a operar essa linha.