Desempregados bloqueiam portarias da RPBC e reivindicam vagas para trabalhadores locais

Fonte: G1 Santos

Eles são contra a contratação de trabalhadores que não moram na Cidade ou região da Baixada Santista.

Desempregados de Cubatão (SP) resolveram se reunir, novamente, em frente a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), na manhã desta segunda-feira (19). Eles são contra a contratação de trabalhadores que não moram na cidade ou na região da Baixada Santista.

Por volta das 6h30, os desempregados se concentraram em frente ao portão 10 da refinaria. O grupo impediu a entrada de veículos que trazem os funcionários da Refinaria Presidente Bernardes, que formou uma fila em frente a empresa.

Segundo a Comissão dos Desempregados de Cubatão e Baixada Santista, as empresas de Cubatão assinaram termo de compromisso junto a Comissão e Secretaria de Emprego concordando em contratar mão de obra de Cubatão e Baixada Santista.

Porém, segundo os trabalhadores, algumas empreiteiras que prestam serviço à refinaria não estão cumprindo com o acordo e contratando pessoas que não moram na cidade ou na região.

"A gente teve que segurar todos os trabalhadores para ver se a Petrobrás toma uma posição. Vamos cobrar uma posição dos nosso governantes, que estão no poder porque elegemos eles, para que tomem uma posição e não deixem o trabalhador da cidade na miséria, do jeito que está", falou Ronaldo de Araujo Queiroz, líder do movimento.

Histórico

No dia 12 de junho, os desempregados protestaram em frente a empresa aguardando um posicionamento da companhia. E, já tinham anunciado que, caso as empresas a não se posicionassem, eles iriam barrar a entrada dos funcionários da RPBC. Na quarta-feira (14), eles fizeram outro protesto. A Polícia Militar precisou fazer uma barreira em frente a empresa para garantir a entrada dos trabalhodores. Porém, em nenhum dos dois momentos, a refinaria ou as empreiteiras se posicionaram sobre o assunto.