Notícias
28/04/2025 - 11h13

Anderson Pomini segue como presidente da APS por mais dois anos


Fonte: BE News
 
Conselho de Administração da Autoridade Portuária oficializou a prorrogação do mandato do gestor, que está na Europa
 
Anderson Pomini continuará como presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) pelos próximos dois anos. A prorrogação do prazo de sua gestão foi formalizada durante reunião extraordinária do Conselho de Administração da empresa pública, realizada na quinta-feira (24).
 
O próprio Pomini compartilhou a novidade em suas redes sociais, reproduzindo o documento oficial que oficializa sua continuidade à frente da APS. No post, ele agradeceu ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pela confiança depositada. Os dois estão na Europa participando de um roadshow promovido pelo governo federal para apresentar o projeto do túnel Santos-Guarujá a potenciais investidores.
 
Pomini assumiu a presidência da APS em abril de 2023, indicado pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Em setembro daquele ano, o titular da pasta foi substituído por Silvio Costa Filho, que decidiu pela manutenção do gestor no cargo.
 
Nesses seus dois primeiros anos de mandato, o Porto de Santos vem passando por profundas transformações. A mais aparente é o Parque Valongo, no centro histórico de Santos. O espaço de lazer teve sua primeira fase concluída e entregue em julho de 2024, após a APS ter cedido à Prefeitura uma área onde ficavam antigos armazéns.
 
Outros grandes projetos para o Porto de Santos estão em andamento sob a administração de Pomini. Em fevereiro do ano passado, por exemplo, foi dado o pontapé inicial para as obras do primeiro túnel submerso da América Latina ligando as margens do complexo portuário, nos municípios de Santos e Guarujá. Em fevereiro deste ano foi lançado o edital de licitação e o leilão está marcado para agosto.
 
Outro certame previsto para o final deste ano é para o arrendamento do Tecon Santos 10 (anteriormente chamado de STS10). Em março deste ano foi realizada a primeira audiência pública para tratar do megaterminal de contêineres.
 
Currículo
 
Anderson Pomini é advogado, com experiência em Direito Público, Constitucional, Político e Eleitoral; mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, com especialização em Direito Constitucional e Político e graduação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP e pela Escola Judiciária do TRE/SP.
 
Foi secretário de Justiça do município de São Paulo; secretário parlamentar na Câmara dos Deputados; atuou na OAB/seção SP, e fundou o escritório de advocacia Pomini Sociedade de Advogados. Tem especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Estado de São Paulo do Tribunal Regional Eleitoral.