Notícias
08/04/2025 - 13h54

Guarujá cria comissão para acompanhar projeto do túnel imerso


Fonte: BE News
 
Objetivo é minimizar impactos e discutir soluções para mobilidade urbana com membros de secretarias municipais
 
A Prefeitura de Guarujá instituiu, por meio do decreto nº 16.745, uma Comissão para acompanhar o desenvolvimento e a construção do túnel imerso Guarujá-Santos, a fim de minimizar impactos da obra para população e discutir soluções para a mobilidade urbana. A minuta foi publicada na edição do último sábado (5) do Diário Oficial de Guarujá.
 
O Grupo é formado por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário; Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos; Planejamento Estratégico; Meio Ambiente e Segurança Climática; Mobilidade Urbana; Infraestrutura e Obras e Advocacia Geral do Município.
 
Entre as atribuições, estão a promoção e elaboração de estudos e propostas sobre a implementação do equipamento viário no Município. As reuniões serão realizadas mensalmente e também poderão contar com a colaboração de representantes da sociedade civil organizada. Se necessário, a Comissão convocará a participação popular por meio de audiência pública.
 
Os membros ganham autoridade para participar de reuniões sobre o túnel junto à Autoridade Portuária de Santos, Governo Estadual e Federal. Desta forma, a Comissão levantará demandas para serem discutidas em âmbito municipal, buscando garantir que a população não seja prejudicada.
 
A iniciativa deverá permanecer ativa até o término das obras, sempre com a finalidade de acompanhar cada etapa do processo até sua efetivação, contribuindo com sugestões que atendam o interesse público do Município.
 
Gargalo logístico histórico
 
O empreendimento, que integra as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será erguido por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 6 bilhões. O leilão está previsto para acontecer em 1º de agosto, na B3, bolsa de valores de São Paulo.
 
O projeto é considerado o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina. Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
 
Diariamente, 78 mil pessoas passam pela ligação entre Santos e Guarujá e cerca de 2 milhões de pessoas pelas nove cidades da Baixada Santista — considerando a travessia pela balsa e a ligação rodoviária. A espera nas filas para cruzar o canal vai de 20 minutos a duas horas e, com o túnel, a expectativa é que as travessias demorem menos de dois minutos.